A Assembléia Legislativa do Rio avalizou, nesta terça-feira, 25, a contratação de um empréstimo de até US$ 39,51 milhões – cerca de R$ 100 milhões. O montante, segundo o Projeto de Lei 1784/08, será destinado à execução do Projeto Desenvolvimento Rural Sustentável em Microbacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (projeto Rio Rural/Bird).
O empréstimo será feito pelo governo estadual junto ao Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird). A proposta foi aprovada com a adição de três emendas, estabelecendo prioridade no uso da verba, destinando recursos prioritariamente aos agricultores familiares e de assentamentos da reforma agrária localizados. O projeto a ser desenvolvido com a verba tem o objetivo de promover a implementação e execução de práticas de desenvolvimento econômico e manejo sustentável de recursos naturais em microbacias hidrográficas no estado do Rio de Janeiro, com a participação das comunidades.
“O número de agricultores que enfrentam problemas econômicos vem aumentando. Junte-se a isso a degradação do ecossistema. O projeto ora apresentado tem por fim reverter esta realidade, mediante a promoção da eqüidade social e da sustentabilidade ambientais”, defendeu o governador Sérgio Cabral ao justificar seu texto.
A aprovação do empréstimo do Bird ao governo estadual foi comemorado pelo deputado estadual Rogério Cabral (PSB), presidente da comissão de Agricultura da Alerj. Segundo o parlamentar, Nova Friburgo receberá, num primeiro momento, recursos para dois projetos já aprovados de apoio para agricultores de São Lourenço e Janela das Andorinhas.
Fonte: http://www.avozdaserra.com.br/colunas.php?colunista=5
Nenhum comentário:
Postar um comentário