quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Autorizada criação de agência fiscalizadora das concessões

Após aprovação da Câmara Municipal no fim do ano passado, projeto de lei de autoria do vereador Marcelo Verly (PSDB) autoriza e orienta a Prefeitura de Nova Friburgo a criar a Autarquia Municipal Reguladora e Fiscalizadora dos Serviços Públicos Concedidos. Na justificativa do projeto o vereador tucano apontou vários argumentos, em especial o crescente número de concessões e permissões de serviços públicos à iniciativa privada que vem ocorrendo nos últimos anos, sem que haja o devido cuidado técnico-jurídico que assegure à população a prestação de serviços públicos de qualidade, a custos aceitáveis e acessíveis.

Na avaliação de Verly, a necessidade de regulação e fiscalização pelo poder concedente parte da concepção de um novo modelo de Estado, que anteriormente se apresentava como prestador direto de serviços e que hoje precisa se estruturar para assegurar o acompanhamento dos serviços das concessionárias.

O objetivo do projeto, segundo o vereador, é que o governo municipal exerça o poder regulatório com a finalidade de planejar, coordenar, padronizar e normatizar o acompanhamento e controle dos serviços públicos de competência municipal. O projeto também prevê a realização de audiências públicas sempre que houver necessidade de tomada de decisões relevantes sobre as concessões, como revisão de tarifas, mudança de controle acionário, entre outros. Está prevista ainda a criação de Comissão de Acompanhamento e Avaliação Social dos Serviços Públicos Concedidos, a qual acompanhará e avaliará os resultados alcançados pelas concessionárias, considerando as metas e indicadores de desempenho definidos pela autarquia. E também a criação de uma ouvidoria, com o objetivo de zelar pela qualidade, recebendo, apurando e solucionando as reclamações dos usuários, tanto em relação à própria autarquia, quanto junto às concessionárias reguladas.

Fonte: http://www.avozdaserra.com.br/colunas.php?colunista=5

Nenhum comentário: