quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

FRIBURGO BEM QUE PODERIA TER UM "PARCÃO" !

Nosso Município, com seus quase mil quilômetros quadrados de extensão, bem que merecia ter um espaço específico para a recreação de cães, semelhante ao que já existe lá no Rio de Janeiro, o então denominado "ParCão".


Nas cidades de médio e grande porte, a necessidade de se ter uma área pública para passear livremente com os animais de estimação é uma demanda muito maior do que numa cidade de poucos habitantes, onde os bichos podem ficar soltos tranqüilamente nas pacatas vias públicas sem o risco de atropelamento.


Algumas cidades, reconhecendo a existência de tal demanda, resolveram criar seus respectivos espaços para que os donos possam soltar os seus animais de estimação junto com outros de sua espécie. E isto num ambiente saudável, livre de poluição proveniente dos canos de descarga dos automóveis e onde haja condições de convívio saudável com outros seres da mesma espécie.


Neste sentido, o Rio de Janeiro criou o seu ParCão, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na altura do Corte do Cantagalo, onde está situado o então denominado "Parque Tom Jobim".Conforme pesquisei na internet, o acesso ao ParCão é gratuito e aberto a todos, mas existem algumas regras a serem observadas pelos donos dos animais. Entre as normas ali existentes, pode-se mencionar o indispensável acompanhamento do cão pelo dono, o recolhimento obrigatório das fezes, o uso da coleira, a restrição de animais agressivos ou que estejam no “cio” e também a vacinação obrigatória com a respectiva documentação assinada pelo veterinário.


Acrescente-se que, além do espaço para o convívio entre cães, o local também oferece atividades recreativas para os animais, entre as quais uma pista de “agility” em que é promovida uma corrida de obstáculos, além de cursos, aulas, treinamentos e sorteios (para os cães é claro).


Ora, não só o Rio de Janeiro, mas também a cidade de Curitiba (PR) já possui o seu ParCão que fica atrás do museu Oscar Niemeyer, sendo considerado um excelente ponto de encontro para cachorros, o que indica a elevada qualidade de vida dos curitibanos.


A meu ver, o acolhimento desta proposta está alinhada com a idéia de se transformar Nova Friburgo em uma “Cidade-Parque”, conforme a nova Prefeitura vem defendendo com muita propriedade e determinação.


Penso que, se desejamos nos tornar uma Cidade-Parque, precisamos dispor de locais diversificados onde haja diversão para todos os gostos, incluindo espaços bem estruturados para crianças, idosos, ecologistas amantes da natureza, praticantes de esportes radicais e também para os animais de estimação juntamente com os seus donos.


Acredito também que, nos próximos anos, poderemos estudar uma proposta de transformar o balneário do Encontro dos Rios num novo parque municipal ali no 5° Distrito, bem como trabalharmos melhor o uso do Cão Sentado com novas atividades, criarmos parques novos nas regiões de São Pedro da Serra, Boa Esperança, Rio Bonito, Macaé de Cima, Galdinópolis, Mury, Amparo, Vargem Alta, Riograndina, entre outros lugares muito bonitos que temos por aqui.Enfim, não há limites para darmos relevância às nossas belezas naturais e entendo que um parque para cães, o ParCão, contempla satisfatoriamente o objetivo de nos tornarmos a tão sonhada Cidade-Parque.

Nenhum comentário: