quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

AUTRAN APRESENTA O ZERO - ZONA DE ESTACIONAMENTO ROTATIVO.

Cobrança por vagas no Centro começa na segunda quinzena de março

Nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro, a Autarquia Municipal de Trânsito de Nova Friburgo apresenta o projeto ZERo - Zona de Estacionamento Rotativo, a ser implantado em 29 ruas do Centro da cidade em meados de março. O superintendente da Autran, cel. Hudson de Aguiar Miranda, irá explicar a empresários e comerciantes da cidade as regras do estacionamento rotativo, em reunião no auditório da CDL, às 10 horas.

Também será realizado o cadastramento dos estabelecimentos interessados em comercializar as cartelas que serão utilizadas para o controle dos veículos nas vagas. A Autran já entrou em contato com cerca de 150 comerciantes destas ruas e com os proprietários dos postos de gasolina, que também poderão estar autorizados a vender as cartelas.

O sistema do ZERo é simples. Irá vigorar no período entre 7h e 19h. Cada motorista irá adquirir as cartelas nos estabelecimentos credenciados pela Autran. São três modelos de cores diferentes, para paradas de 30 minutos, 1 hora e duas horas. Nela, o motorista deverá colocar os dados do veículo e a hora em que estacionou. A cartela deverá ficar no interior do carro, no painel da frente, para que possa ser checada pelo agente da Autran. São impressos com código de segurança e não há como serem falsificados. Os valores serão divulgados sexta-feira.

A implantação do ZERo é mais uma das medidas que estão sendo tomadas pela Autran para minimizar os problemas de trânsito na cidade. A expectativa é a de que a rotatividade provocada pela cobrança aumente consideravelmente a oferta de vagas na área central da cidade. A previsão é de 500 vagas. Hoje, constata-se que muitas vagas são ocupadas, durante todo o dia, por veículos que estão à venda. Além disso, em várias ruas o estacionamento será permitido apenas de um lado, o que irá abrir mais espaço para o tráfego e melhorar o fluxo de veículos.

Na segunda fase do projeto, o ZERo será implantado em Olaria e Conselheiro Paulino.

A seguir, as ruas onde haverá estacionamento rotativo.

Entorno da Pça Getúlio Vargas
Entorno da Pça Dermeval Barbosa Moreira
Rua Luiz Spinelli
Rua Marques Braga
Rua Cristina Ziede, trecho entre as ruas Augusto Spinelli e M. Fortes
Rua Monsenhor Miranda, trecho entre Praça Getúlio Vargas e a Rua M. Fortes
Rua Farinha Filho
Rua Monsenhor José Teixeira
Rua Monte Líbano
Rua Cel. Galeano das Neves
Rua Ernesto Brasílio
Rua Dante Laginestra
Rua Augusto Spinelli
Av. Alberto Braune
Rua Augusto Cardoso
Rua Prof. Menezes Wanderley
Rua Fernando Bizzoto
Rua Oliveira Botelho
Rua Duque de Caxias
Rua Cmte. Ribeiro de Barros
Rua Leuenroth
Av. Itália
Rua Naum Bechara
Rua Pref. José Eugenio Muller
Rua Sete de Setembro no trecho em frente ao supermercado Cavalo Preto
Av. Euterpe Friburguense no trecho da interseção com a Rua Sete de Setembro até a rua em frente ao posto esso
Rua Lopes Trovão
Rua Modesto de Mello

Fonte: Guia Nova Friburgo

2 comentários:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Sou totalmente a favor. Trata-se de uma acertada medida para começar a desestimular o prejudicial uso de automóveis.

Friburguense disse...

SOU TOTALMENTE CONTRA.
A usurpação financeira e politica do espaço público atingiu seu ápice na reserva de vagas GRATUITAMENTE para carga e descarga, instituições públicas e particulares, viaturas policiais que nunca estão presentes, enquanto raramente se encontra vagas reservadas para quem realmente precisa, como por exemplo deficientes físicos. Tudo isso em detrimento da liberdade da população já altamente tarifada em seus veículos, agora terá que se submeter a este roubo institucionalizado.