sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

A Praça Getúlio Vargas poderia ser ampliada e o centro da cidade transformado num parque urbano

Há muitos anos que eu penso na possibilidade de ampliação da Praça Presidente Getúlio Vargas, a fim de melhor atrair o turista para o corredor cultural, fechando o trânsito entre o prédio da CENF, na Rua Dante Laginestra até o Friburgo Shopping, na Rua Galeano das Neves.

Entretanto, com o lançamento da idéia de se transformar Nova Friburgo numa Cidade-Parque, bem como da substituição do transbordo na rodoviária urbana pelo sistema de bilhetagem eletrônica, tenho meditado sobre essas idéias dentro de uma perspectiva mais ousada, a fim de que, progressivamente toda a parte central da cidade torne-se um verdadeiro parque urbano.

Minha proposta, atualmente, teria no mínimo umas três etapas e começaria com o fechamento do trânsito entre as ruas Dante Laginestra e a Galeano das Neves, ampliando a praça e construindo um meio calçadão num trecho da Rua Dr. Ernesto Brasílio.

Neste primeiro momento, quando fosse fechado o trânsito, apenas seria permitida a passagem dos táxis a partir da entrada da OAB, na Ernesto Brasílio, que trafegariam dentro de uma faixa previamente delimitada e fariam ponto em frente à entrada do shopping, perto da Rua Galeano das Neves, autorizando-se apenas o estacionamento de dois veículos ali, enquanto os demais ficariam aguardando a liberação da vaga na Ernesto Brasílio.

Com tal mudança, as pessoas se sentiriam mais livres para circularem pela praça visitando o Centro de Arte e os demais prédios do Município. Isto porque, atualmente, a caminhada por esta área da cidade tem sido desagradável em razão da estreita calçada que existe neste lado da praça.

A outra parte da Rua Ernesto Brasílio continuaria livre para o tráfego de veículos, permitindo-se também o estacionamento de veículos no outro trecho do logradouro não ocupado pelo calçadão, isto é, da OAB até a Rua Prefeito José Eugênio Müller.

Concluída esta etapa, tão logo a rodoviária urbana receba uma nova destinação, quando começar a funcionar o sistema de bilhetagem eletrônica, provavelmente com o uso do RioCard, toda a Praça Getúlio Vargas poderá ser ampliada para um dos lados, tornando-se, verdadeiramente, o Parque Getúlio Vargas.

Nesta segunda fase, idealizo que o calçadão da Rua Ernesto Brasílio chegue até à Eugênio Müller, retirando da praça o ponto de táxi, e construindo um outro calçadão na metade de um trecho da Galeano das Neves onde ficariam os taxistas.

Todavia, tal proposta não ficará apenas restrita à Praça Getúlio Vargas, quando for construído o Trem do Futuro, ocasião em que seria possível impedir o trânsito dentro nas principais ruas do Centro de Nova Friburgo.

Nesta terceira etapa, no momento em que o trem estiver funcionando, transportando passageiros da Ponte da Saudade pelo menos até Duas Pedras, o Parque Getúlio Vargas, que já não será mais uma praça, será totalmente ampliado.

Já a Praça Demerval Barbosa Moreira, poderá emendar com o Instituto de Educação e com toda a Avenida Alberto Braune mais as suas ruas adjacentes.

Nesta ocasião, a área central de Nova Friburgo já será um verdadeiro parque urbano onde se proibirá o trânsito de automóveis, permitindo-se apenas as bicicletas através de uma rede de ciclovias.

Deste modo, Nova Friburgo poderá se tornar a cidade mais ecológica do país, a exemplo de sua “irmã”, Freiburg im Breisgau (em português Friburgo em Brisgóvia), situada na Alemanha, onde o número de bicicletas é bem superior ao de automóveis.

Ressalto que, em Freiburg, o seu centro histórico, com suas ruelas estreitas, é considerado uma atração turística, sendo que, observando as fotos da cidade, conclui-se que nossa “irmã mais velha” seria um verdadeiro parque!

Embora nossa cidade não tenha tantos anos de história e nos faltem mais monumentos do final do século XIX e começo do século XX, há que se considerar que Freiburg foi reconstruída depois da 2ª Guerra Mundial e que nós também podemos ar relevância à nossa exuberante natureza tropical mais rica em biodiversidade do que a Floresta Negra ao norte dos Alpes.

Portanto, deixo minha contribuição para que nossa Prefeitura, acolhendo as idéias aqui trazidas, estude um projeto de ampliação da Praça Getúlio Vargas e de construção de novos calçadões na cidade a fim e que, progressivamente, toda área central de Nova Friburgo torne-se um verdadeiro parque urbano.

Um comentário:

Friburguense disse...

Que otimo. Friburgo já está com as poucas vagas que tem tomadas por vagas reservadas, taxis, desgargas,bancos, vendedores de carros e viaturas policiais que nunca estão lá, e agora, para felicidade dos emergentes e lucrativos estacionamentos pagos, vc quer fechar as ruas???