O deputado federal Glauber Braga esteve reunido no Rio de Janeiro na semana passada com o superintendente da área de tecnologia para o desenvolvimento social do Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas (Finep), Marco Teles, e com o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo. O objetivo do encontro foi costurar parcerias para promover a agricultura familiar e sustentável na região Centro-Norte Fluminense.
Segundo o deputado, Christino Áureo se mostrou muito receptivo ao projeto apresentado, já que o estado do Rio possui um programa contemplando os mesmos objetivos, o Rio Rural, que procura introduzir conceitos de sustentabilidade em 250 microbacias, buscando o saneamento rural (individual e coletivo), a preservação com recomposição de nascentes e matas ciliares e o incentivo à agroecologia.
Marco Teles também viu com bons olhos a iniciativa do deputado e disse que o projeto, com a parceria da secretaria de Agricultura, tem grandes possibilidades de ser aprovado, uma vez que o Finep possui cerca de R$ 2 bilhões, através de Fundos Fiscais Temáticos (Petróleo, Aquaviário, Saúde, etc), justamente para financiar projetos com enfoque na implementação de tecnologia social.
Glauber disse que a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados, da qual faz parte, também poderá trabalhar para que o projeto possa ter maior visualização no âmbito federal. Já o secretário de Agricultura refletiu que 93% da produção agrícola do Estado do Rio é de agricultura familiar e o estado, por isso mesmo, é autossustentado por sua agricultura. Segundo o secretário, o estado do Rio possui o maior adensamento de agricultores do Brasil e esta área da nossa economia possui ainda um grande potencial de crescimento.
No final da reunião, os três concluíram que a região tem tudo para ser uma referência na agricultura familiar no Brasil. O secretário e o deputado ficaram de marcar nova reunião para elaboração da íntegra do projeto a ser encaminhado ao Finep.
Fonte: AVS
Nenhum comentário:
Postar um comentário