sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Concerto pelo Dia da Hungria

Pianista friburguense abre festejos aos 200 anos de Franz Liszt

(SECOM/NF) A Casa Húngara de Nova Friburgo, com apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, realizará concerto em homenagem aos 200 anos de Franz Liszt (1811-1886), com o pianista friburguense Cristiano Buarque Vogas. O evento, com entrada franca, será realizado na próxima quinta-feira, 22 de outubro, às 19h30, na Casa da Cultura, sede da Secretaria municipal de Cultura (antigo Fórum Júlio Vieira Zamith, na praça Getúlio Vargas).

Na abertura do concerto será feita uma homenagem a Heitor Villa-Lobos e no programa, que terá a duração aproximada de 50 minutos, serão apresentadas as seguintes peças: Dos “Annés des Pelegrinage – Italia”: Três sonettos de Petrarca – Sonetto 57, Sonetto 104 e Sonetto 123; Légend nº 2: São Francisco de Paula caminhando sobre as ondas; Consolação nº 3: Das “Harmonies Poétiques el Religieuses”: Funerais – Rapsódia Húngara nº 8.

Segundo Eva Bitto, presidente da Casa Húngara de Nova Friburgo, “o concerto tem a chancela da Embaixada da República da Hungria e do Vice-consulado Honorário da Itália, em Nova Friburgo, uma vez que Liszt compôs obras para São Francisco de Paolo (de Paula), protetor da Marinha Italiana e dos italianos em Nova Friburgo, santo cuja beatificação completou 490 anos este ano. A Casa Húngara - Nova Friburgo - abrirá juntamente com os festejos na Europa, os 200 anos do compositor Franz Liszt”, que se completam daqui a dois anos, em 2011.

O Concerto é também uma homenagem ao Dia Nacional da Hungria, que se comemora a 23 de outubro. Numa parceria ainda com a Happiness Produção Cultural, o evento será realizado na véspera do tradicional hasteamento de bandeiras da Húngria e dos demais países colonizadores, que será realizado na manhã da sexta-feira, 23, na praça das colônias com a presença confirmada do Cônsul da Hungria no Brasil, Anton Hadju.

Franz Listz: folclore

O artista Franz Listz nasceu em 22 de outubro de 1811, em Raiding, Hungria. Foi uma das grandes expressões musicais de sua época e um conselheiro pronto a atender todos aqueles que dele necessitavam. Franz contribuiu para a glória das obras de Chubert, Schumann, Smetena, Borodin, Berlioz e foi o descobridor de César Frank, profetizando a grandeza de Wagner, que veio a ser seu genro. O músico húngaro introduziu inovações notáveis na didática pianista e suas obras possuem, não só um importante valor pedagógico, mas também um valor inestimável em nível criativo. Em uma época em que não existiam meios de reprodução musical, o piano, instrumento de grandes possibilidades sonoras, serviu para a difusão da arte. As composições de Liszt assinalaram a integração definitiva do folclore na chamada música culta, cumprindo-se deste modo um dos maiores objetivos ideológicos do Romantismo. E qualquer pianista que se preze sabe que as obras de Franz Listz constituem um teste definitivo, não só do ponto de vista do alto virtuosismo interpretativo que requerem, mas também pela destreza técnica e de grande sensibilidade.

Cristiano Buarque Vogas,um friburguense da Suíça

O concertista friburguense Cristiano Buarque Vogas, graduado pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi aluno de Mirian Grosman e Maria da Penha, e do pianista Ricardo Castro, responsável por sua indicação para ganhar uma bolsa de estudos no Conservatoire de Fribourg, na Suíça.

Cristiano Vogas é formado pela Hochschule der Künste de Berna, também na Suíça, onde recebeu a orientação de Michael Studer e Aleksandar Madzar. Estudou ainda música de Câmara sob a orientação de Rada Petkova e Tomasz Herbut. Foi professor de piano no Conservatoire de Fribourg, no Conservatório de Música de Niterói e na Escola de Música da UFRJ, onde concluiu em 2008 seu Mestrado em Piano.

O concertista friburguense foi premiado em vários concursos de piano, entre eles: Concurso Nacional de Piano Souza Lima, em São Paulo (SP); ‘Melhor Performance’ no Concurso Nacional de Piano – Jovens Intérpretes em Fraiburgo, Santa Catarina; Concurso Nacional de Piano Vieira Brandão, no Rio, tendo participado ainda do Master Class com Dominique Merlet (França), Jan Ekier (Polônia), Luigi Ferdinando Tagliavini (Suíça) e Andrezej Jasinsky (Polônia).

Nenhum comentário: