Torneio nacional será realizado em dois dias, com entrada gratuita, no ginásio Frederico Sichel, em Conselheiro Paulino
Nova Friburgo vai receber 700 ginastas, a maioria amadores, que participarão do Torneio nacional Gym Brasil, nos próximos dias 23 e 24 de outubro, no ginásio Frederico Sichel, do Sesi, em Conselheiro Paulino. O evento reúne vários estilos de ginástica em apresentações de 25 grupos de cinco estados brasileiros (Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso) e do Chile.
O torneio de Ginástica para Todos inclui as modalidades artística (solo), rítmica, acrobática, aeróbica e trampolim, além de apresentações de folclore e dança. A ginástica para todos é uma das sete modalidades oficiais reconhecidas pela Confederação Brasileira de Ginástica, sendo que a realização do evento no município, vários anos depois da última edição, faz parte de uma estratégia de fazer de Nova Friburgo a capital nacional desta modalidade.
“É uma oportunidade para a população assistir gratuitamente a shows belíssimos de diversos grupos do País, unindo ginástica e espetáculo”, comenta a professora e coreógrafa Silvana Schwartz Noel, presidente do Instituto de Esportes e Cultura de Nova Friburgo (Inec) e também presidente do comitê técnico da Confederação Brasileira de Ginástica para Todos.
As apresentações acontecerão no ginásio Frederico Fischel, das 19h às 21h.
Etapa seletiva para o Mundial
O Gym Brasil 2009 é uma etapa seletiva válida para o próximo Mundial de Ginástica, que será realizado em 2011, na Suíça. Uma equipe de arbitragem oficial da Confederação Brasileira de Ginástica vai avaliar os grupos. Estarão classificados aqueles que alcançarem pontuação acima de 70 por cento. As inscrições para o Mundial começam em dezembro.
Segundo Silvana Noel, o grupo de ginastas de Nova Friburgo é bastante conhecido nesta modalidade por já haver representado o Brasil em diversos mundiais, sendo que a última vez foi na Áustria, em 2007.
O Gym Brasil é uma realização da Federação de Ginástica do Estado do Rio de Janeiro e da Confederação Brasileira de Ginástica, com o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, Inec, Sesi, Águas de Nova Friburgo, Silvetex e Canoa da Serra Turismo. O patrocínio é da Caixa Econômica Federal e da CCM Sports.
Parceria com a Prefeitura
Mas o projeto de fazer de Nova Friburgo a capital nacional da ginástica para todos não para somente neste evento. Desde julho último, um convênio com a Prefeitura, permitiu ao Inec retomar um projeto de aulas para jovens de famílias de baixa renda. São disponibilizadas vagas para 200 estudantes da rede pública municipal de ensino, os quais entre duas a quatro vezes por semana têm aulas nas modalidades acrobáticas, rítmica, de solo, aeróbica e ginástica para todos, esta última englobando ainda folclore e dança.
Fundado em maio de 2006, pela própria professora de educação física Silvana Noel, o instituto mantinha o projeto ‘Ser e Vencer’, através de um convênio com a Suderj - Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro, mas estava enfrentando dificuldades, desde dezembro do ano passado, quando o convênio venceu, impossibilitando ao Inec atender a crianças, adolescentes e jovens de famílias de baixa renda do município, que constituem 80 por cento de seu público alvo, tendo como principal foco a inclusão social e a descoberta de novos atletas da ginástica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário