Prefeitos de cinco municípios participam de evento da Secretaria de Desenvolvimento econômico do Estado
(SECOM/NF) A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços promoveu, na última sexta-feira, 09, Encontro Regional em Nova Friburgo, apresentando as oportunidades para o desenvolvimento econômico da região serrana e do Estado do Rio de Janeiro. O prefeito e engenheiro Heródoto Bento de Mello recebeu no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) local, o secretário estadual Julio Bueno e sua equipe, além dos Prefeitos dos municípios de Bom Jardim, Cordeiro, Macuco e Santa Maria Madalena.
O chefe do executivo friburguense abriu e encerrou o encontro citando a frase de Charles Chaplin: “O mundo pertence a quem se atreve”, que tem repetido em todas as oportunidades e adotado como um lema. E embora o encontro tenha mostrado diversas formas e oportunidades para o desenvolvimento econômico do estado, todas de importâncias incontestáveis, o prefeito foi enfático ao dizer que é necessário trabalhar em conjunto, unir forças, ousar, acreditar. “Se propomos grandes ações, atraímos grandes retornos. É preciso se atrever para ter bons resultados”, comentou.
O potencial do Estado do Rio
O secretário Julio Bueno destacou alguns dados estatísticos sobre o Estado do Rio, como por exemplo: “57% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional; ser o terceiro menor estado da federação em termos territoriais, o que significa que a economia é forte comparada com outros estados brasileiros de maior área. O petróleo, segundo ele, passa por uma verdadeira revolução, enquanto em relação ao gás natural, o Rio de Janeiro é o Estado que tem mais do produto disponível, o que o torna altamente atraente”. “O Rio já é e se afirmará como o maior produtor de petróleo, de gás, e agora, petroquímicos e siderúrgicos do Brasil”, defendeu.
E com tantos dados animadores, o secretário Julio Bueno colocou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico à disposição dos prefeitos e seus secretários para orientar, dar apoio e ajudar da melhor maneira possível e apresentou cada um dos responsáveis por setores de sua equipe, que fizeram rápidas apresentações relacionadas a cada área. A subsecretária de Comércio e Serviços, Dulce Angela Procópio de Carvalho, apresentou rapidamente programas para o desenvolvimento regional a exemplo do 'Compra Rio', ‘Rio é design', ‘Encontros com o desenvolvimento', 'Programa de Artesanato' e 'Rio Expoint'.
Dulce Angela destacou os Arranjos Produtivos Locais (APLs), entre os quais o da Serra (Mury, Lumiar e São Pedro da Serra); de Moda Íntima; e o Metal Mecânico, referindo-se aos empresários da cidade como exemplares. O APL trabalha o desenvolvimento através do potencial local, contribui para aumentar a inclusão social, facilita o acesso ao crédito, reconhece e valoriza a mão de obra local, entre muitos outros incentivos.
Antes de passar a palavra ao diretor de Operações da agência de fomento Investe Rio, Luciano Velasco, Julio Bueno disse que o governo do estado prioriza o consumo de produtos do próprio estado e é um grande comprador, sugerindo ainda que este exemplo deva ser seguido pelas prefeituras. Luciano explanou rapidamente sobre as condições gerais de financiamentos e programas de apoio solidário para municípios que tenham problemas com as chuvas.
CODIN, IPEM E JUNTA COMERCIAL
Diretora-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado (Codin), Estela Almeida, informou sobre o papel da companhia: “buscamos novos investidores interessados no Estado do Rio e pesquisamos municípios fluminenses que desejam atrair investidores. Assim ficamos conhecendo os municípios e podemos ajudar na localização de uma empresa interessada em se fixar no Estado”.
Sobre Recursos Minerais, Flávio Erthal, que é natural de Bom Jardim e preside o Departamento de Recursos Minerais (DRM), apresentou oportunidades para o desenvolvimento na área, através de pesquisas e estudos que podem ser feitos e citou que o estado é o quarto maior produtor de minerais utilizados na construção civil. “Assim como disse o prefeito Heródoto, é importante a força regional para atrair investimentos limpos. Deve-se considerar a vocação regional, o diferencial da região, como, por exemplo, o Turismo e minerais industriais. Os estudos são importantes para problemas de encostas e áreas de risco, os quais podem ser mapeados”.
Sobre unidades de conservação, segundo ele, é possível desenvolver projetos com instituições de pesquisa tecnológica e descobrir riquezas que podem ser trabalhadas. “A região serrana tem oportunidades diversas, com suas áreas verdes”, comentou Flávio ao fazer apresentação audiovisual sobre Turismo Geológico e Científico, mostrando fotos de painéis fixados em Nova Friburgo, mais precisamente próximo ao Parque de Furnas do Catete e à Pedra Riscada, contendo informações técnicas e históricas.
Durante o evento, também se destacou o serviço do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), que fiscaliza e orienta sobre medidores de pressão arterial, termômetro, radares, taxímetros e hidrômetros; certificação de preservativos e brinquedos, e empresas voluntárias como de cachaça, artigos escolares, cerâmicas, entre outros. Segundo o diretor Raimundo Lacerda, o Ipem também atua acompanhando denúncias e oferece palestras sobre 'Educação para consumo' a alunos da rede pública de ensino.
Sobre os serviços da Junta Comercial do Estado do Rio (Jucerja), o presidente Carlos de La Rocque falou sobre a importância das prefeituras estarem no Registro Mercantil Integrado (Regin), o que possibilita ter uma noção exata das empresas instaladas no município e quais ainda não possuem alvará. Além das prefeituras necessitarem de fiscais, precisam estar informatizadas para que seja fácil adquirir um Alvará. Carlos citou Santa Catarina como exemplo, pois há empresas que se legalizam em 24 horas, meta esta que o Estado do Rio deverá alcançar.
Área tecnológica, capacitação geotécnica e Prodetur
Sobre o trabalho da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços em parceria com o Sebrae, rapidamente Julio Bueno falou em nome do diretor, Cesar Vasquez, que não pode comparecer ao encontro. Ele destacou o curso 'Lidera Rio', oferecido este ano a funcionários públicos das prefeituras com foco no desenvolvimento e consultoria para a criação de indicador de competitividade, com metodologia específica.
No momento das perguntas, o vereador Marcelo Verly solicitou uma atenção especial com as estradas de acesso a Nova Friburgo e mostrou seu desejo de que o município possa ser visto pelo estado com potencial para atrair empresas também da área tecnológica. E o secretário municipal de Fazenda e Meio Ambiente, Ivison Soares Macedo, solicitou ajuda para capacitação técnica para seus assessores na área geotécnica.
E sobre desenvolvimento através do turismo, Julio encerrou o encontro dizendo que o Estado do Rio pretende copiar o modelo do Nordeste, através do Prodetur - Programa de Desenvolvimento do Turismo -, e informou que o mesmo já se encontra em processo de licitação no Estado. Julio sugeriu que os interessados em aprofundar o assunto da área de seu respectivo interesse, podem obter mais informações no site da secretaria: www.desenvolvimento.rj.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário