segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Resgate da Praça Getúlio Vargas

Secretários decidem ocupar a Praça, estabelecendo plano regular de atividades culturais e esportivas

Resgatar a praça Getúlio Vargas, embora seja tarefa de competência de todo o povo friburguense, é assunto de ordem para o governo municipal. Essa tem sido a tônica dos encontros que os secretários municipais têm realizado no fórum permanente estabelecido sobre o assunto.

Na manhã da última quinta-feira, 8, o encontro aconteceu na Casa da Cultura, servindo para discutir ações prioritárias para modificar o cenário, tanto para a população quanto turistas. André Luís Santos, diretor técnico da Autarquia Municipal de Trânsito (Autran), iniciou a reunião lembrando que a discussão começou com o projeto para o ordenamento das feiras de artesanato e do 'Domingo Doce', no sentido de padronizar as barracas e os próprios produtos comercializados, o que gerou a proposta de resgate da Praça e de seu entorno, de riquíssimo valor histórico e cultural, considerando os seus atuais problemas, sobretudo relacionados aos aspectos da segurança pública. Ainda sobre as feirinhas de artesanato, assunto que deu origem ao tema do fórum, André informou que está em fase final o cadastramento dos artesãos que atuam, não só na Getúlio Vargas, e destacou a importância da presença da Vigilância Sanitária no 'Domingo Doce': “não basta padronizar as barracas. Temos que garantir a saúde dos consumidores e dar oportunidade a artesãos que produzem realmente artesanato para venderam seus produtos na feirinha, possibilitando aumentar sua renda”. André acrescentou que o resgate já havia iniciado, informando que “Guardas municipais e policiais militares já estão atuando juntos na Praça para coibir a violência”.


A praça é nossa. Vamos ocupá-la

E para que o choque de ordem na Praça tenha efeito, com o resgate do espaço como um dos mais importantes para o convívio social local, o secretário de Comunicação Social, o jornalista Girlan Guilland, sugeriu a 'ocupação' da praça com atividades culturais, seguindo proposta apresentada pelo secretário de Cultura, Roosevelt Concy, para a programação do domingo, 18, durante a recepção aos suíços que estarão na cidade, quando será realizado o Encontro Folclórico Suíço Brasileiro. “Estou muito satisfeito com os resultados dessa nossa integração. Vejo que estão nos tomando a praça, que precisa voltar a ser ocupada. Não vejo maneira melhor de fazê-lo, a não ser com cultura e atividades esportivas. A praça é nossa. Precisamos ocupá-la”, ressaltou Girlan.

Outro assunto debatido foi a questão da presença de mendigos, não só na praça, mas em prédios e ruas em torno da mesma, além de outros pontos da cidade. O Capitão da PM, Paulo Henrique, destacou a importância de se ter muita habilidade para lidar com esses moradores de rua, pois muitos apresentam problemas mentais. O capitão da PM destacou ainda que a partir da próxima terça-feira, 13, 50 policiais passarão por capacitação para que, em breve, possam estagiar na praça Getúlio Vargas.

O subsecretário de Assistência Social, Diogo Celles, falou sobre o trabalho que vem sendo feito, entre eles o de cadastramento de pessoas e famílias que precisam de assistência e conseqüentemente inclusão em programas, através de políticas públicas. “Quando necessário, ajudamos pessoas com dificuldades a voltarem para sua cidade de origem. Infelizmente, há casos de pessoas assistidas que voltam do meio do caminho”, comentou. Sobre o assunto, o secretário Girlan ainda sugeriu uma campanha, futuramente, para conscientizar a população quanto ao problema de dar esmolas. E o Capitão reforçou dizendo que o povo friburguense é um povo muito bom e está sempre pronto a ajudar.

Para o Prefeito, mudança é positiva. O coronel Hudson de Aguiar Miranda chegou à reunião depois de encontrar-se com o Prefeito. Ele disse que Heródoto está muito feliz com o que vem sendo colocado pelo grupo de trabalho em prol do resgate da praça, pois vislumbra uma mudança positiva no cenário. O coronel, que morou no Rio por 15 anos, lembrou do ano de 1976, quando Nova Friburgo apresentou um plano piloto na área de trânsito, que foi referência em todo o Estado. “O trabalho que o governo está realizando é de um choque de ordem. Quando pensamos em tirar os mendigos da rua, em regularizar construções, em organizar o trânsito... O prefeito ligou para o secretário de Fazenda e disse que ele quer incentivar a formalização de negócios. Isso também é choque de ordem”, comentou.

O secretário Roosevelt (Cultura) considera a ação de resgate da praça, um laboratório para o trabalho futuro em relação a outros espaços públicos de igual importância para a cidade. “Essa gestão compartilhada é um modelo muito novo e poderemos testar nos próximos dias esse pacto que atuará para receber os suíços na próxima semana e oferecer à população uma aula sobre a história da cidade”.

SECOM

Nenhum comentário: