Na véspera do Dia Nacional da Cultura, CDL e movimento 'Nova Friburgo 200 Anos' promovem apresentação do novo portal do Pró-Memória
O movimento ‘Nova Friburgo 200 Anos’, em conjunto com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-NF) promove mais uma palestra do projeto ‘Quartas na História’. Será no próximo dia 04 de novembro, às 19 horas, no auditório Angel Diegues, na sede da entidade empresarial do comércio varejista (rua Fernando Bizzotto, 39). Desta vez, o chefe de divisão do Centro de Pesquisa e Documentação Histórica - Pró-Memória, Nelson Bohrer, vai proferir palestra, voltada principalmente aos professores de todo o município, com o intuito de apresentar o potencial de pesquisas do novo portal do Centro de Documentação Dom João VI (www.domjoaovi.com.br) para que o mesmo possa ser cada vez mais utilizado pelos estudantes friburguenses.
- Todo o alicerce dos 200 anos de histórias de Nova Friburgo e região estão aqui. Este acervo é riquíssimo. Os professores têm de ter conhecimento desse material. A intenção é ensiná-los a utilizar este instrumento como fonte de pesquisas e, assim multiplicando seu uso junto aos respectivos alunos.
Durante a palestra serão comparados sites de pesquisas on line, como o Google, o Times On Line (do jornal americano The New York Times) e do próprio Centro de Documentação Dom João VI. “O que será um comparativo inigualável, entre o que é mostrado no mundo e em Nova Friburgo, explicou Nelson Bohrer, o Guguti que, há quase dois anos, juntamente com o historiador Carlos Jayme Jaccoud, iniciou a princípio através de um trabalho voluntário, a digitalização do acervo do setor da Municipalidade, subordinado à Secretaria de Cultura do Município.
750 mil documentos a serem digitalizados
Para se ter uma idéia do trabalho que está sendo realizado, na preservação da documentação histórica disponível, de acordo com Guguti, atualmente o Centro de Documentação Dom João VI conta com um acervo de mais de 750 mil publicações. São jornais, documentos e fotografias, que estão sendo digitalizados desde maio último. “Cerca de 10 mil fotos já passaram pelo processo de digitalização e alguns desses exemplares podem chegar a 60 megapixels de resolução e/ou serem ampliadas até três metros”, comentou Guguti.
Utilizando tecnologia de última geração, entre as quais possibilitando ferramentas de buscas só disponíveis aos grandes portais atualmente existentes na internet, o trabalho que está sendo executado por Nelson Bohrer garante eternidade a ação iniciada em meado da década de 1970 pela funcionária pública Thereza Albuquerque de Mello. Ela deu início ao resguardo de fotos e documentos antigos, recortes de jornais e demais preciosidades, que hoje permitem ao município dispor de um dos mais completos acervos públicos de sua rica e importante historiografia.
‘NF 200 ANOS’ iniciará intercâmbio com a imprensa suíça para divulgar o bicentenário
O movimento ‘Nova Friburgo 200 Anos’ foi lançado em 21 de maio de 2008 com a instalação oficial de seu Comitê. Dez anos antes, porém, a proposta de mobilizar a sociedade friburguense para preparar as comemorações do bicentenário do município, em 2018, já vinha sendo defendida pelo jornalista Girlan Guilland, que obteve total apoio do engenheiro Heródoto Bento de Mello e do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Bráulio Rezende Filho, hoje respectivamente prefeito e secretário geral do município.
Atualmente Secretário municipal de Comunicação Social, o jornalista é também Secretário Executivo do ‘NF 200 Anos’ e está confiante nas perspectivas do movimento, principalmente com a recente iniciativa do chefe do executivo friburguense ao escolher o assunto como tema do VI Encontro Suíço-Brasileiro (‘En Route les vers 200 ans’): “Encontro Rumo aos 200 Anos”.
- Não haveria forma melhor de linkar essa proposta, exatamente com o intercâmbio que vem sendo realizado há três décadas com a Suíça. Afinal, aquele País é um dos fundadores de nosso município. Como diz o próprio prefeito Heródoto, a comemoração de nossos dois séculos é, sobretudo, a celebração de um feito histórico e monumental do povo suíço. – diz o secretário, acrescentando ainda o intercâmbio que será iniciado com a imprensa de Fribourg, conforme ficou estabelecido na recente visita da comitiva de 327 fribourgeoses ao Município.
Durante o encontro, ele estabeleceu contatos com jornalistas que integravam a delegação. Com o representante do La Libertè, por exemplo, Pierre Siebere, ficou acertado um esquema de produção conjunta e publicação simultânea de matérias jornalísticas específicas com enfoque na contagem regressiva para os dois séculos friburguenses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário