Competições acontecem de sexta-feira a domingo na praça Dermeval após nove meses de disputas em diversos bares
É comum em bares de cidades brasileiras encontrar uma mesa de sinuca ou sinuquinha, que só difere uma da outra em virtude do tamanho. Em Nova Friburgo não é diferente. O esporte é um hobby dos mais praticados. E neste final de semana (dias 27, 28 e 29), entre 9 horas e 22 horas, a praça Dermeval Barbosa Moreira sediará a etapa final do Campeonato Friburguense de Sinuquinha 'Open sallon'.
O evento, promovido pela Prefeitura de Nova Friburgo, através da Secretaria Municipal de Esportes, teve início em março deste ano, com a participação de 20 equipes formadas por jogadores da modalidade, que disputam frequentemente campeonatos em bares de Nova Friburgo. As equipes são Floresta, Vitor Bar, Unidos da Floresta, Bigode, Banquete, Tigres da Serra, Terapia, Olaria, Jamaica, Santa Cruz, Amigos do Joiltom, Inexplicável Bar, São Pedro, Lumiar, Novo Lar, Ceub, Paraíso Bar, Daiane Bar, Barramas e Jardim do Édem.
Um grande evento popular
Os 400 jogadores, aproximadamente, que vêm participando das rodadas realizadas todos os domingos nos respectivos bares da cidade estarão prestigiando a final do campeonato, que será realizada no final de semana. Nesta sexta-feira, 27, a partir das 9 horas, qualquer pessoa poderá jogar por diversão, além dos treinos para a finalíssima do domingo. Seis mesas instaladas sob as tendas em frente ao Centro de Turismo prometem garantir a diversão do público num evento de caráter popular, no qual o Governo municipal atende a uma antigo anseio da comunidade pela realização do campeonato.
Já no sábado, 28, o espaço estará disponível para treino das 9 horas às 13 horas e, em seguida, serão realizados torneios eliminatórios para o domingo, ocasião da grande final entre às 9 horas e 22 horas. Os participantes desta última etapa jogaram em Chaves A e B (ida e volta), sendo que foram classificadas as equipes Terapia e Floresta (disputam o 1º e 2º lugares) e Paraíso Bar e São Pedro (disputam o 3º e 4º lugares). As partidas devem durar cerca de seis horas, com a participação de 10 jogadores titulares e 10 reservas por equipe.
Segundo os organizadores, as equipes que forem perdendo poderão participar de uma espécie de repescagem, que será chamada de 'Copinha', incluindo premiação. Ainda no mesmo dia, os três melhores desportistas de cada equipe poderão participar do Torneio Copa Ouro, tendo como regra o sorteio de equipes e sistema de 'mata-mata', onde quem perde pára de competir. Há uma exceção para as quatro equipes classificadas para a finalíssima, que ainda poderão participar desta Copa com quatro jogadores.
Mas o secretário Frank James (Esportes) avisa: quem não quiser perder os jogos da penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol, não precisa se preocupar: duas televisões serão instaladas no local para transmitir os jogos, garantindo mais um momento de lazer para o público que comparecer. Antes, no entanto, os organizadores do evento exibirão imagens do lançamento do torneio, em março, além dos diversos jogos realizados em bares da cidade nos últimos nove meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário