A fuga de um preso, terça-feira (24), da carceragem da 151 Delegacia de Nova Friburgo, deixou a vizinhança preocupada. Moradores contaram o momento de pânico durante os disparos na hora de capturar o detento.
A fuga expõe a fragilidade de quem vive próximo a carceragem. Esta não é a primeira vez que um preso conseguiu escapar e acabou entrando em imóveis particulares.
Em novembro do ano passado, um preso fugiu da delegacia e pulou o muro de uma escola vizinha. Alunos e professores ficaram em pânico. O homem foi recapturado logo em seguida. Em novembro de 2004, 13 presos renderam o carcereiro do setor de custódia com um revólver e fugiram.
A carceragem enfrenta um problema antigo: a superlotação. A capacidade é para 60 detentos, mas 140 pessoas estão presas no local esperando julgamento. Em uma cela com cerca de 4 metros de diâmetro são mantidos 24 presos.
Matéria do Portal in360
Em audiência pública realizada no início de novembro, por iniciativa do vereador Porfessor Pierre, que trouxe o representante da Polinter, o delegado de polícia civil Orlando Zarconi, e contou ainda com a presença do delegado titular da 151ª DP, José Pedro da Silva, foi ressaltada a necessidade urgente de uma Casa de Custódia no município, após a apresentação do problema da carceragem da Vila Amélia: Má circulação de ar; falta de água (os presos tomam banho com garrafas pet de dois litros); pouco espaço (onde cabem quatro dormem, às vezes, 16 pessoas) sendo necessário o rodízio para dormir ou a colocação de redes; quentinhas estragadas; falta de assistência médica e de espaço para atendimento jurídico e outros problemas elencados.
Vários discursos sobre as questões, com análises técnicas sobre as delegacias, o Centro de Polícia Técnica (IML) e a Casa de Custódia resultaram na marcação de uma nova data para a discussão dos problemas (02 de dezembro).
Várias já foram as solicitações enviadas ao governador Sérgio Cabral, dentre elas uma indicação do deputado estadual Olney, em 2007, solicitando prioridade na área da carceragem da Vila Amélia:
INDICAÇÃO Nº 1597/2007 de autoria do dep. Olney Botelho
SOLICITA AO EXCELENTÍSSIMO GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO QUE EFETUE AS NECESSÁRIAS REFORMAS NA DELEGACIA DE POLÍCIA DO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO, COM PRIORIDADE NA ÁREA DA CARCERAGEM.
Indico à Mesa Diretora, na forma prevista no Regimento Interno, seja oficiado ao Excelentíssimo Governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, que efetue as necessárias reformas na Delegacia de Polícia do Município de Nova Friburgo, com prioridade na área da carceragem.
A atenção dispensada pelo Governo Estadual em atender as necessidades na área de segurança pública tem sido uma constante. Novos equipamentos, incluindo veículos, e o uso tecnológico nas investigações fazem parte dessa atenção. Por outro lado há que se registrar a carência em alguns setores. No caso podemos destacar a situação precária da carceragem na DP de Nova Friburgo. A situação deste setor esta aquém das condições mínimas de convívio humano, tendo suas instalações em estado péssimo de conservação e em franco processo de deterioração. Nesse sentido, solicito a urgência de serem efetuados os reparos necessários, pois a degradação do referido imóvel fragiliza, de forma geral, a segurança de todos.
Plenário Barbosa Lima Sobrinho, em 01 de agosto de 2007.
Protocolo 004841
Entrada 02/08/2007
Publicação 09/08/2007
Apesar do empenho dos nossos políticos, até o momento o tema não avançou, nem recebeu a merecida atenção por parte do governo estadual, mas espera-se que a partir do relatório elaborado pelas comissões, em 02 de dezembro, soluções sejam apresentadas para a questão, que se agrava dia a pós dia.
E enquanto isso...
(Charge do AVS - edição de 28/11)
Nenhum comentário:
Postar um comentário