sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Secretário faz um raio-x na Saúde

Investimentos objetivam desafogar hospital Raul Sertã e ampliar atendimentos na Atenção Básica à população




(SECOM/NF) Depois de anunciado o início das obras de reforma e ampliação do Hospital Municipal Raul Sertã, outros setores de atendimentos públicos da área de Saúde, como as unidades básicas, os postos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e as policlínicas do município também estão recebendo atenções especiais de reestruturação. Fazem parte desta ação do governo municipal, a contratação de novos médicos especialistas, aumento salarial da categoria, recomposição de equipes nas Estratégias de Saúde da Família, a compra de novos equipamentos, ampliações e reformas de alguns estabelecimentos da rede municipal de saúde.

- A preocupação inicial foi com o Raul Sertã, porque é para lá que vão todos os acidentes, e se não há equipes estruturadas, o risco de morte é maior. A urgência e a emergência são primordiais. O hospital atende aproximadamente 500 pacientes por dia, e é pólo da região centro-norte fluminense, disse o secretário de Saúde, o médico Ostwald Dantas dos Santos Filho, destacando a importância do HRS para o interior do Estado.

Há cerca de seis meses, foram recompostas 15 equipes médicas alocadas nas Estratégias de Saúde da Família, cada uma formada por um médico generalista, um enfermeiro de família, um auxiliar de enfermagem, um odontólogo de família (atualmente em 09 equipes), um agente administrativo, um auxiliar de serviços gerais, entre 04 a e 06 agentes comunitários de saúde, motoristas e viaturas, instalados em locais como Mury, São Pedro da Serra, Lumiar, Stucky, Vargem Alta, Rio Bonito, Olaria (com três unidades), Varginha, Amparo, Nova Suíça, São Lourenço, Centenário, Campo do Coelho, Riograndina e Conselheiro Paulino.

- A atenção básica no setor da saúde deve ser bem estruturada, a fim de diminuir o movimento no hospital, ressalta Ostwald acrescentando ainda que, exatamente por isso, as Unidades Básicas de Saúde, compostas por médicos ginecologistas, pediatras, dentistas, psicólogos e que também prestam atendimentos de pré-natal, foram contempladas com mais profissionais.

Melhorias visam atender mais 50% da população

O objetivo do governo, através da Fundação Municipal de Saúde, está em construir mais oito unidades da Estratégia de Saúde da Família, totalizando, assim, 24 pontos em todo o município, com o objetivo de atender metade da população. Essas novas unidades seriam construídas em locais como Catarcione, Chácara do Paraíso, Ruy Sanglard, Santo André, São Jorge, Córrego D’antas, Duas Pedras e Floresta. Posteriormente, em médio prazo, serão construídas mais cinco unidades padrões de acordo com as exigências do Ministério da Saúde nos distritos de Amparo, Campo do Coelho e nos bairros de Mury, Olaria e Cordoeira.

No bairro de Olaria, que já possui três postos de atendimentos, será construído mais um em substituição ao que fica localizado na Rua Xingu. Já na unidade de Vargem Alta será construído um consultório dentário e as instalações serão ampliadas, assim como em Amparo, enquanto as ESF de Varginha e Nova Suíça também passarão por reformas.

Outro ponto a favor da área da Saúde no município é a informatização dos setores de atendimento, que futuramente adotarão o chamado sistema de referência contra referência, onde os moradores de determinadas localidades serão atendidos nas Unidades Básicas ou nas Estratégias de Saúde da Família, e, quando necessário, serão encaminhadas prontamente para as policlínicas, onde continuarão com o tratamento.

De acordo com o secretário de Saúde do município, “estamos colocando as coisas em ordem, mas ainda há muito para ser feito. Estamos conseguindo resgatar antigos e renomados profissionais da área médica que não estavam mais trabalhando no sistema público de saúde para atuarem novamente no hospital. Só nos últimos meses, cinco profissionais médicos de grande importância voltaram a trabalhar no Raul Sertã. Os plantões e as rotinas médicos-clínicas estão normalizados. Isso é um grande ganho para a população friburguense”, atesta Ostwald.

Uma aposta também na medicina preventiva

A importância do trabalho que as equipes dos mutirões de saúde vêm realizando por todo município, a partir do trabalho nos ônibus da saúde, é fundamental para levar ações preventivas relacionadas à educação em saúde às comunidades mais distantes do município. “O grande problema está em manter toda a infra-estrutura que o setor exige. Por isso, é muito importante o trabalho preventivo, e isso está sendo feito sem problemas, graças aos mutirões de saúde. Até o momento foram realizados cinco (com média de 750 atendimentos em cada e realizados mais de dois mil procedimentos), nos dois ônibus que a Fundação Municipal de Saúde dispõe para o município”, afirmou o médico e Secretário de Saúde.

Outra ação será a finalização, ainda neste mês, de um convênio com a Fundação Osvaldo Cruz (Fio Cruz) para a implantação de uma videoteca com mais de 1.600 títulos e a realização da ‘Mostra Nacional de Vídeos em Saúde’, que terá a população friburguense como público alvo.

Nenhum comentário: