terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Alimentação escolar na pauta dos produtores rurais

Conselho Rural faz a primeira reunião para organizar agricultores que fornecerão produtos à merenda

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Nova Friburgo se reuniu na tarde desta segunda-feira, 25, no Salão Azul da Prefeitura, para discutir, entre outros assuntos, a organização dos pequenos produtores que fornecerão alimentos para a merenda escolar no município.

A Lei 11.947/2009 introduziu modificações que obrigam a aquisição de alimentos diretamente dos agricultores e empreendedores rurais familiares - a cota mínima é de 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) à alimentação dos alunos do ciclo básico da rede municipal.

O secretário municipal de Agricultura e presidente do Conselho, Roberto Wermellinger, convidou a equipe da comissão de alimentação escolar da Secretaria municipal de Educação para participar do encontro, e além do supervisor local da Emater-RJ, Affonso Henrique de Albuquerque Júnior, estavam presentes ainda o vereador Manoel Martins (PSB), presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, e o presidente do Conselho de Dirigentes de Associações de Produtores e Moradores Rurais (CONRural), Jaílton Barroso Eller.

Segundo o secretário Wermellinger, o mais importante é organizar a oferta de alimentos pelos agricultores familiares, que a partir de agora terão que emitir nota fiscal. “O governo federal já disponibilizou os recursos, e agora temos que fazer esse programa acontecer”, ressaltou. Será feita uma chamada pública, por meio de edital, para que os pequenos produtores possam se inscrever como fornecedores e se habilitem a participar do processo.

Desde setembro do ano passado que a verba destinada à compra de merenda escolar para os cerca de 20 mil alunos da rede municipal foi descentralizada, sendo repassada aos diretores de escolas para que comprem os alimentos diretamente de pequenos produtores rurais – apenas a carne continua a ser licitada. Os cardápios elaborados pela equipe da Secretaria de Educação incluem ovos, alface, alho, cebola, batata inglesa, batata doce, cenoura, inhame, chuchu, cheiro verde e beterraba.

De acordo com o nutricionista Bruno Valverde, responsável pelo programa de merenda escolar no município, em relação aos hortifrutigranjeiros os cardápios são muito flexíveis, respeitando a sazonalidade de legumes e frutas.

Nenhum comentário: