Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável se reúne para tratar de fornecimento de merenda escolar
Com o advento da Lei 11.947/2009, que adotou modificações obrigando a aquisição de alimentos para a merenda escolar diretamente dos agricultores e empreendedores rurais familiares, os produtores rurais friburguenses estão se articulando para o fornecimento dos gêneros às escolas locais. Para isso, na próxima segunda-feira, 25, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Nova Friburgo vai reunir, no Salão Azul da Prefeitura, lideranças do segmento para deliberar, entre outros assuntos, sobre a alimentação escolar no município.
A cota mínima é de 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para fornecimento aos alunos do ensino básico, sendo que o Secretário de Agricultura e presidente do Conselho, Roberto Wermellinger, convidou a equipe da Secretaria de Educação para apresentar os cardápios para a alimentação escolar em 2010.
Também serão entregues aos gestores, no mesmo encontro, os calendários de comercialização de produtos hortifrutigranjeiros, produzidos no Município, enquanto estará em pauta também o Programa Rio Rural, que agora está em fase de organização dos Conselhos Gestores das Microbacias, compostos pelos membros das comunidades envolvidas.
O Conselho discutirá ainda o programa de trabalho para implementar a política e as atividades agropecuárias em 2010.
Janela das Andorinhas: produtores homenageiam Secretaria pela implantação do Programa de Aquisição de Alimentos
Já neste sábado, 23, às 19 horas, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade de Janela das Andorinhas (Aprojan) comemora 22 anos com uma festa comunitária. A Secretaria Municipal de Agricultura – representada pelo secretário Roberto Wermellinger e sua equipe - será homenageada pela implantação do Programa de Aquisição de Alimentos, da Companhia Nacional de Abastecimento, numa parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Rio) e com a União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro (UNACOOP).
Graças ao programa, apenas em 2009 foram comercializadas mais de 20 toneladas de alimentos. No campo da pesquisa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro) propiciaram os experimentos de biofertilização na lavoura de caqui, utilizando o resíduo de algodão.
O resultado dessa experiência foi tão positivo que a Secretaria de Agricultura de Nova Friburgo, em parceria com os pesquisadores Adriana Maria de Aquino e Renato Linhares, da Embrapa, estão fazendo o mesmo nas plantações de banana de São Pedro da Serra.
Um comentário:
muito bom Monique, tomara que tudo dê certo
Postar um comentário