sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

‘O melhor para o carnaval da família’

Prefeitura reúne agremiações e explica que estão sendo feitos todos os esforços para festa à altura de friburguenses e turistas

O ‘Carnaval da família’. Com este tema e o espírito de uma folia tranqüila e divertida - como ocorre tradicionalmente ao longo dos anos - e, agora ainda mais diversificada para agradar a todos os gostos, tanto de friburguenses quanto de visitantes, os festejos de Momo, neste 2010, prometem entrar na história.

Ao final da tarde desta quinta-feira, 21, no Salão Azul do Palácio Barão de Nova Friburgo, sede do Governo municipal, a Prefeitura, através do Departamento de Eventos, reuniu a Liga das Escolas de Samba e os presidentes das agremiações carnavalescas - escolas e blocos para tratar de detalhes finais do evento.

Carnavalesco experiente, com atuações em grandes escolas do Rio e de São Paulo, onde atualmente comanda o enredo da Rosas de Ouro, o friburguense Jorge Marcos Freitas, coordenador do carnaval de Nova Friburgo falou em nome da Prefeitura, inicialmente destacando “o trabalho de uma equipe que vem se empenhando para oferecer toda a infra-estrutura necessária para uma festa condizente com nosso povo e os turistas”.

Jorginho lembrou, que desde a primeira reunião realizada em novembro para tratar da organização dos desfiles, o discurso tem tido o objetivo de “ver só o que é bom e melhor para o carnaval”. Segundo ele ainda, o objetivo do Governo municipal é fazer de forma a atender satisfatoriamente às agremiações carnavalescas.

Sentido antigo

Jorge Freitas anunciou ainda, oficialmente, que o sentido dos desfiles será como nos anos anteriores, em direção às praças Dermeval Barborsa Moreira e Getúlio Vargas, sendo que haverá arquibancadas de um só lado da Alberto Braune (extensão da calçada pelo lado a partir da rodoviária antiga). No lado de numeração par da avenida, haverá somente isolamento com gradis. O trajeto do desfile será entre a antiga rodoviária Leopoldina até em frente a rua Augusto Cardoso. Duas áreas de recuo de bateria foram definidas: a de início na Prefeitura, próxima à praça Dom João VI (onde existem os leões de ferro) e a do final, antes da dispersão, em frente à Banca do Chiquinho, na Alberto Braune.

Concurso é responsabilidade da Liga, cabendo à Municipalidade garantir toda infra-estrutura

Depois de alguns informes às escolas e blocos, o coordenador frisou que as equipes de todas as Secretarias da Prefeitura estão mobilizadas para fazer algo, realmente de bom e positivo, destacando que o carnaval não se resume apenas aos desfiles, uma vez que à Municipalidade cabe manter a essência da festa, “cuidando de todas as demais atrações, inclusive para manter a tradição do carnaval de rua”. Ele lembrou ainda dos concursos de fantasias e da Corte do carnaval, que antecede à programação.

Jorge Marcos Freitas fez questão ainda de deixar claro que “a parte de organização dos concursos de blocos de enredo e de escolas de samba é de responsabilidade da Liga”, salientando que “existe uma competição, cabendo ao órgão responsável cuidar de todas as questões relativas a isso”. Ele lembrou que, neste sentido a Liga recebe parte da subvenção, aprovada pela Câmara de Vereadores, exatamente para a contratação dos jurados e organização de todos os demais detalhes relativos ao concurso.

Questionado por alguns representantes de agremiações, a respeito da rede aérea de energia, principalmente na área próxima à concentração das alegorias, o coordenador garantiu que, por parte da Prefeitura, todas as medidas foram tomadas, com reuniões e solicitações à empresa concessionária de eletricidade, a Energisa, e aos provedores de internet, telefonia e TV a cabo locais. “E não só com relação à concentração, mas também na área da dispersão, que é muito importante para o desfile”.

ENSAIO TÉCNICO

O Presidente da Liga das Escolas e Blocos, jornalista José Duarte, mencionou o bom relacionamento de sua instituição com a Prefeitura, agradeceu a equipe do Governo, especialmente ao secretário de Governo Braulio Rezende, mencionando, sobretudo a questão da liberação e aumento da verba de subvenção; José Duarte destacou os nomes das funcionárias Cristiane, Cecília Cereja e Rosangela Cassano, essa que está cuidando das organizações dos concursos de fantasias e das escolhas do Rei Momo e da Rainha do Carnaval.

Ele aproveitou para alertar as agremiações quanto à resolução federal 806/93, que está sendo exigida pelo Corpo de Bombeiros, e que todos precisam providenciar uma série de documentos e ainda lembrou que o ensaio técnico será no domingo, 07 de fevereiro, alertando sobre os horários de início, a partir das 17 horas, com o Raio de Luar, seguindo-se depois: Imperatriz de Olaria (18h); Unidos da Saudade (19h), Vilage no Samba (20h), Alunos do Samba (21h) e Acadêmicos do Prado (22h).

Nenhum comentário: