Recepcionado pelo Chefe do Executivo, vereadores e secretários, Dom Edney propõe a construção de nova catedral para a cidade
O prefeito Heródoto Bento de Mello, acompanhado de parte de seu secretariado, recebeu ao final da tarde desta quinta-feira, 04 de fevereiro, em seu gabinete, no Palácio Barão de Nova Friburgo, os bispos Dom Raphael Llano Cifuentes e Dom Edney Gouveia Mattoso, este que assumirá a Diocese friburguense no mês que vem. Dom Edney, inclusive, esteve na prefeitura para sua primeira visita ao chefe do executivo e também para transmitir-lhe, pessoalmente, o convite para sua solenidade de posse, no próximo dia 13 de março. Ele aproveitou ainda para reivindicar a construção de um novo templo para a igreja Matriz de São João Batista, santo padroeiro do Município, escolhido em homenagem ao rei, Dom João VI, que criou a cidade, ao autorizar a migração suíça, em maio de 1818.
Em conversa bastante descontraída, que durou menos de uma hora, e durante a qual foram abordados diversos assuntos relacionados às religiões e, especialmente, à igreja católica no Município, o prefeito destacou que “o ecumenismo é algo forte na cidade”. Heródoto ressaltou ainda que “Nova Friburgo tem dois motivos especiais para contar com a atenção de Deus”, mencionando a Casa dos Pobres São Vicente de Paulo e o Seminário Diocesano, instalado na localidade de Tingly, próxima ao centro.
O novo bispo, então, aproveitou para creditar a obra ao atual bispo, que com a mesma, deixou marcada a sua atuação na região: "De minha parte, tenho grandes possibilidades de permanecer como bispo por um longo tempo, e gostaria muito de marcar essa minha passagem aqui, com a obra para construção da nova Catedral da cidade" - disse Dom Edney, carioca, que atuava até então como bispo auxiliar no Rio de Janeiro, onde é o mais novo na função.
Os dois bispos e o prefeito conversaram então sobre a possibilidade, sendo que o secretário de Governo, Braulio Rezende, chegou a sugerir um terreno, para o qual se ficou de estudar uma futura desapropriação, e com a devida anuência da Câmara de Vereadores.
A opção por Nova Friburgo
Depois de conversarem sobre a extensão da Diocese de Nova Friburgo, com o prefeito opinando sobre a divisão da mesma com a criação de uma nova diocese que abrangeria a região de Campos e do Litoral, o bispo dom Raphael explicou que a proposta já teria sido pensada, mas não obteve aprovação. Dom Edney defendeu que uma das formas de amenizar a situação da distância é o que pretende colocar em prática a cada semestre, reservando um mês inteiro para transferir a sede da Diocese para cada um dos Municípios dos três vicariatos - Norte, Noroeste e Litoral - como forma de estar mais próximo dos fiéis de cada região.
Em tom bem humorado, dom Raphael logo cortou o prefeito, quando este disse que “agora temos um ex-bispo e um novo e jovem bispo”: "Ex, não. Bispo emérito!" – brincou Cifuentes, que apesar de deixar o cargo optou por continuar morando em Nova Friburgo e sobre o qual o próprio dom Edney, ainda fez a seguinte ressalva:"E também bispo Administrador Apostólico." – explicando que até sua posse dom Raphael terá funções administrativas na Diocese.
Convite para um Concerto
Tratando de alguns detalhes da posse, que acontecerá em cerimônia pública na praça Dermerval Barbosa Moreira (em frente à igreja Matriz), ao saber da presença do Núncio Apostólico, dom Lourenço Baldisseri – que é o representante diplomático do Papa no Brasil, o próprio prefeito sugeriu o convite para que ele apresente um concerto de piano, repetindo a apresentação que fez em Nova Friburgo, em julho passado, durante o Festival de Inverno, em que tocou no Concerto dos Diplomatas. No mesmo instante, o prefeito determinou que se escrevesse ao Núncio Apostólico formalizando o convite para sua apresentação no Teatro Municipal.
Além do secretário Bráulio, participaram da recepção aos bispos, os vereadores Marcelo Verly e Jorge Carvalho, respectivamente líder e vice líder do Governo no Legislativo; o Procurador Geral do Município, Júlio Azambuja, o presidente da Fundação D. João VI, Nelson Bohrer, o Guguti e ainda os secretários municipais Luzia Jaccoud Azevedo (Gabinete), Frank James Fernandes (Esportes), Luiz Guinle (Planejamento), Girlan Guilland (Comunicação Social), Nauro Grehs (Turismo), Isaque Demani (Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho), Sidinei Condack (Administração), Ivison Macedo (Fazenda e Meio Ambiente Urbano) e Antonio Silva Neto (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).
Nenhum comentário:
Postar um comentário