Formação continuada de professores e gestores continua com uso de experiências bem sucedidas dos próprios integrantes da rede
Após a aula inaugural, que reuniu cerca de 1.500 educadores no Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Licínio Teixeira, em Olaria, a Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta quinta-feira, 4, dois cursos de capacitação no local, dando continuidade ao projeto de formação continuada de professores e gestores da rede.
A secretária municipal de Educação, professora Ledir Ferreira Porto, abriu a primeira capacitação do ano com gestores e professores de creches do município, envolvendo as chamadas “trocas pedagógicas”. Ela resolveu utilizar talentos locais, apresentando experiências de quatro gestores que se sobressaíram no ano passado em áreas importantes, tais como afetividade, segurança, higiene, alimentação e educação de crianças de quatro meses a dois anos e 11 meses de idade.
A necessidade de capacitação pedagógica foi apontada em levantamento da própria Secretaria, após visitas semanais às creches. A gestora das creches do município, Sônia Letícia Doret, ressaltou a importância de criar o gosto pela leitura, desde a mais tenra idade, incentivando a imaginação das crianças por meio da técnica de contar histórias.
Auxílio em planejamento
Outro curso, também realizado no Ciep nesta quinta-feira, 04, teve como foco os professores da pré-escola, que atendem a crianças de quatro a seis anos. O tema desenvolvido foi a importância do planejamento na vida e na sala de aula. A coordenadora do curso, Renata Schuler, disse que no início da atual gestão a Secretaria Municipal de Educação pediu aos diretores de escolas que enviassem o planejamento semanal e anual. A partir daí foi feito um diagnóstico que indicou a necessidade de auxiliar os professores no planejamento da aula. “Recebemos poucos planejamentos semanais, como se os professores não tivessem o hábito de planejar”, comentou.
Segundo ela, então, a equipe da Secretaria elaborou um modelo de planejamento semanal - baseado no trabalho apresentado por uma professora da creche Princesa Isabel, no Vale dos Pinheiros-, para unificar o ensino na rede e permitir que os professores se organizem da melhor forma. O modelo inclui os eixos temáticos de acordo com o referencial nacional - linguagem oral e escrita, matemática, música, natureza e sociedade e movimento corporal.
A secretária de Educação do município, Ledir Porto, comemora a transferência para o Ciep, lembrando que agora tem o seu próprio espaço para promover cursos de capacitação. Segundo ela, o objetivo “é a troca de experiências vitoriosas de algumas unidades escolares; não existe nada teórico”.
Aproveitando talentos locais
A ideia da secretária é aproveitar os talentos da rede para que os colegas se atualizem, valorizando a equipe de professores e diretores. “Nosso objetivo não é ensinar, e sim fazer com que os professores conheçam as técnicas que os próprios colegas estão utilizando com sucesso”, resume.
A professora ressalta também a importância dos programas pedagógicos do Ministério da Educação, que serão aplicados no município em 2010, entre eles o ‘Mais Educação’, cuja finalidade é ampliar o tempo da criança na escola. “É o programa que mais me enche os olhos”, confessa Ledir.
Segundo ela, desde a campanha o prefeito Heródoto disse que queria acabar com a aprovação automática, o que já aconteceu, e implementar o horário integral nas escolas. Hoje, segundo a secretária, das 133 unidades escolares do município, 51 já funcionam em horário integral, oferecendo oficinas de artesanato, música, esporte, roda de leitura e contação de histórias. As próximas a serem criadas são a de meio ambiente e a de francês, com monitores da Aliança Francesa.
Também está sendo implementado o programa ‘Educação de Jovens e Adultos’ (Eja) em mais 10 unidades escolares do município. O programa prevê, além da alfabetização, a conclusão dos anos iniciais do ciclo básico (do 1º ao 5º ano). Ao todo, 30 escolas do município já contam com esse programa.
Outro projeto do governo federal que a Secretaria está implantando em todas as unidades da rede para melhorar a qualidade do ensino básico é o Plano de Desenvolvimento da Educação. O programa prevê reforço escolar com acompanhamento e assessoria aos municípios com baixos indicadores de ensino.
Professoras testam na prática os benefícios da formação continuada
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