O setor de telefonia foi o grande campeão das reclamações feitas ao Procon de Nova Friburgo, entre os meses de fevereiro e dezembro de 2009, contabilizando mais de 1.200 queixas, registradas no órgão de defesa do consumidor. Em segundo lugar, ficaram as empresas de cartões de crédito, responsáveis por 206 reclamações no mesmo período.
O Procon/NF ressalta que 75% dessas demandas são solucionadas no primeiro atendimento e 05% por meio de notificações extrajudiciais, sendo que 20% são encaminhadas para o Juizado Especial Cível. Além disso, cerca de 2.800 reclamações, feitas no ano passado, dispensaram registro por terem sido sanadas mediante orientação no atendimento.
A maior parte dos problemas relatados pelos consumidores diz respeito a questões relacionadas a cobranças e contratos. Os depoimentos revelam que o processo de apuração dos débitos dos consumidores apresenta reiteradas falhas, que não são corrigidas pelos fornecedores, como por exemplo, a cobrança de serviços já cancelados.
Débitos de serviços não contratados
Outra prática conhecida é embutir nos débitos a cobrança de serviços que não foram contratados pelo consumidor. Vale citar também as recorrentes falhas no fornecimento dos serviços, que, além de impedirem o pleno usufruto pelo consumidor, contribuem para o aumento de problemas referentes à cobrança, uma vez que mesmo os períodos de falha sempre são descontados das faturas.
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