Obras da UPA começaram em pleno carnaval e seguem adiantadas
Mini-hospital em Conselheiro Paulino já tem prazo de entrega para final de março
O secretário municipal de Obras de Nova Friburgo, Hélio Gonçalves Corrêa, fez uma visita técnica ao terreno onde a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) está sendo construída, no distrito de Conselheiro Paulino. A UPA 24 horas foi viabilizada através de uma parceria entre a Prefeitura, que cedeu o terreno de sete mil metros quadrados para a instalação da unidade de saúde, e os Governos do Estado e Federal, responsáveis pelo projeto e execução da obra.
Com apenas cinco dias de trabalho, iniciado em plena segunda-feira de carnaval, as equipes envolvidas na obra já finalizam as fundações de concreto armado para a montagem da Unidade, cuja estrutura é similar a um contêiner, que será instalada a 60 cm do chão, sobre a estrutura que está sendo preparada. Os módulos para montagem da unidade, cuja área é de 1.500 metros quadrados, chegam na próxima segunda-feira, 22.
UPA e Policlínica
Segundo o secretário de Obras, o terreno, que foi desapropriado pela prefeitura, contará ainda com um estacionamento, um desvio para a nova ponte que será construída para o novo acesso ao centro de Conselheiro Paulino, além de uma policlínica, que foi sugerida pelo próprio secretário de Saúde do Estado, Sérgio Cortes, em recente visita ao local da construção.
Os 30 homens que trabalham na obra preparam as 74 fundações que darão suporte ao material de instalação da UPA, a primeira da região centro-norte fluminense. A previsão de entrega da obra está marcada para 26 de março, salvo atrasos provenientes das condições climáticas.
O secretário de Governo, Braulio Rezende, que acompanhou o prefeito e engenheiro Heródoto Bento de Mello na visita do secretário estadual de Saúde, Sérgio Cortes, ao terreno no início de fevereiro, avalia a construção da UPA como a prova do compromisso dos Governos do Estado e do Município com a saúde da população de Nova Friburgo e dos 11 municípios que utilizam a rede pública de atendimento médico ambulatorial friburguense.
Esta obra é fundamental para ampliar a capacidade de atendimento médico às populações friburguense e da região. A UPA vai atender o cidadão que antes procurava diretamente o Raul Sertã e ajudará a minimizar essa demanda reprimida, desafogando o funcionamento do hospital municipal. Vamos poder atender mais pessoas, com melhor qualidade e capacidade, afirmou o secretário Braulio.
Entenda a UPA
As Unidades de Pronto Atendimento - UPA 24h - são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde (UNS) e as portas de urgência hospitalares, sendo que em conjunto com estas, compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências.
A UPA de Nova Friburgo terá capacidade para até 300 atendimentos diários. Equipada para atender a casos de urgência de baixa e média complexidade, a unidade funcionará dia e noite, inclusive nos finais de semana, contando com Centros de Terapia Intensiva (CTI).
No local, os pacientes poderão fazer consultas, exames e ainda receber medicamentos. A unidade conta com consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de exames de raios-X e laboratoriais, salas para sutura, medicação e nebulização. Na sala de observação de adultos, há dez leitos onde pacientes podem ficar em observação por até 48 horas. Na ala infantil, são três leitos. A UPA terá também duas ambulâncias (UTI Móvel) e um carro para emergência e parada cardíaca, além de equipamentos de última geração.
Um comentário:
O que o governo do estado não deixou claro é de onde vem o pessoal que vai, digamos, "operar" essa UPA. O município vai contratar médicos, enfermeiros e técnicos ? Ou o estado vai mandar o pessoal da cooperativa que atende na capital ?
Sei não...
Postar um comentário