Preventivos de câncer ginecológico estão entre os serviços a serem prestados na comemoração do Dia da Mulher
Nesta segunda-feira, 08, Dia Internacional da Mulher, o ônibus do projeto ‘Nova Friburgo Volta a Sorrir’ estará na praça Dermeval Barbosa Moreira, em frente ao Centro de Turismo. Das 14 horas às 16 horas, funcionários do programa ‘Estratégia de Saúde da Família’, da Fundação Municipal de Saúde (FMS), prestarão atendimento médico e assistencial especial às mulheres.
Exames preventivos do câncer do colo de útero, pedidos de mamografia,esclarecimentos sobre doenças sexualmente transmissíveis, aferição de pressão arterial, dosagem de açúcar no sangue, atendimento odontológico e medição do índice de massa muscular são alguns dos serviços disponíveis na unidade móvel da Secretaria de Saúde do Município.
Como médico ginecologista, o secretário municipal de Saúde, Ostwald Dantas Filho, que estará presente no local, ressalta que a saúde da mulher está necessariamente ligada à prevenção. “Para a Prefeitura, é muito importante prevenir as doenças da mulher”, diz, acrescentando que o câncer de colo do útero é a enfermidade de maior incidência entre a população feminina de 20 a 40 anos. Acima dessa faixa etária, a prevalência é de câncer de mama.
Uma conquista para as grávidas
O ‘ônibus da saúde’ é um segmento do projeto ‘Nova Friburgo Volta a Sorrir’ – que envolve as Secretarias municipais de Governo, Saúde e Educação –, coordenado pela diretora da Policlínica Centro Dr. Sílvio Henrique Braune, a odontóloga Nádia Athayde.
Além dos serviços disponibilizados para o dia internacional da mulher, Nadia lembra que, a partir deste mês, as gestantes de Nova Friburgo já podem contar com sessões semanais de alongamento e fisioterapia, sempre às quintas-feiras pela manhã, na própria Policlínica. “Foi um ganho definitivo”, comemora Nadia explicando que o objetivo desse programa, voltado para as mulheres grávidas e viabilizado em parceria com professores de fisioterapia da Universidade Estácio de Sá, é o fortalecimento da musculatura pélvica para facilitar a hora do parto.
Ainda segundo a coordenadora da Policlínica, desde novembro são realizadas palestras na sala de gestantes, orientando as mulheres sobre a importância da amamentação para o desenvolvimento ósseo e muscular da criança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário