quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Nepotismo em toda parte!



A título de esclarecimento. O que é nepotismo? É o favorecimento dos vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego.

As práticas de nepotismo substituem a avaliação de mérito para o exercício da função pública pela valorização de laços de parentesco.

Nepotismo é prática que viola as garantias constitucionais de impessoalidade administrativa, na medida em que estabelece privilégios em função de relações de parentesco e desconsidera a capacidade técnica para o exercício do cargo público.

Após três anos da edição da Resolução nº 07, o Supremo Tribunal Federal, no julgamento da Ação Declaratória de Constitucionalidade nº 12, consolidou o entendimento de que a proibição do nepotismo é exigência constitucional, vedada em todos os Poderes da República (STF, Súmula Vinculante nº 13, 29 de agosto de 2008).

Ainda bem que em Friburgo isso "nunca" ocorreu. Até porque na época em que mãe nomeou filho me disseram várias vezes que filho não é parente (há registros!). Logo, nepotismo em Friburgo, se houve algum dia, ninguém sabe, ninguém viu!

2 comentários:

Marcos Magalhães disse...

E o filho do atual vereador Reinaldo Rodrigues, o rafael Rodrigues que trabalhava no CPD da Prefeitura e era um mísero funcionário que consertava alguns computadores??? Agora ele é Secretário de Olaria??? Nepotismo não existe aí né??!! Ele mereceu o cargo não é mesmo??? Ele nem sabia o que fazer quando precisavam de suporte na Secretaria de Fazenda! Burrice dizer que neste governo não existe Nepotismo ou mesmo troca de favores!

Monique Schuabb disse...

O caso citado por vc tb configura nepotismo, sem dúvida.

Nepotismo vale para todos! Vc está certíssimo! Um governo não tem privilégios sobre outro (em tese).

Todos estão errados, a meu ver! Mas enfim, cabe tb ao eleitor fazer melhor as suas escolhas. Essa é a minha opinião.

Abçs.