sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Criminalidade e Tráfico de Drogas avançam para Nova Friburgo

(Globo, 19) Migração de bandidos de facções criminosas do Rio para a cidade serrana faz índices de violência crescerem.

Com um Produto Interno Bruto (PIB) em torno de R$ 1,4 bilhão, o maior da Região Centro-Norte do estado, Nova Friburgo está sob ataque do tráfico. Enquanto os números da indústria revelam uma região próspera, com enorme potencial turístico, a estatística da violência nos últimos quatro anos — e que passou a ser percebida até no Centro da cidade — assusta: de 2006 para 2009, assaltos aumentaram 90%; roubos a residência, 33%; roubos a pedestres, 46%; e assaltos a ônibus, 285% (pularam de sete para 27).

As ações criminosas, segundo a polícia, passaram a ser comandadas por traficantes de diferentes facções que migraram do Rio.

Comentário do blog: Trata-se de um dado previsível, se levarmos em consideração que a ocupação das UPPs na capital levou a bandidagem a migrar para o interior do Estado, que continua carecendo de maior investimento na segurança pública, por parte do estado. O 11º BPM conta com apenas 502 policiais para cuidar de um território de 4.040 quilômetros quadrados e oito municípios, incluindo Friburgo.

Nenhum comentário: