sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Secretaria Estadual de Saúde recebe Cláudio Damião para tratar de hemocentro

Na manhã da última quarta-feira, 22, o vereador Cláudio Damião (PT) foi recebido pela assessora especial da Secretaria Estadual de Saúde Fabiane Gil, para tratar da situação do Hemocentro de Nova Friburgo. O encontro foi agendado pelo secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, a pedido do parlamentar, e ocorreu no Rio de Janeiro.

Durante a reunião, Cláudio Damião relatou que o hemocentro é equipado com apenas uma centrífuga, que é antiga e não funciona adequadamente. O aparelho é fundamental para o correto processamento do sangue doado. Outra questão apresentada pelo vereador é a necessidade de um ônibus adaptado para fazer a coleta de sangue nos municípios próximos a Nova Friburgo, e que também são atendidos pelo hemocentro. Ele também falou sobre as péssimas condições físicas do prédio, constadas em diversas visitas realizadas por ele. Por fim, o edil lembrou a importância do banco de sangue para a cidade e mais 12 municípios vizinhos.

Vereador comemora entrega de ambulância e ônibus - Após ouvir os relatos, a Dra. Fabiane Gil afirmou que o processo de aquisição de uma nova centrífuga está em andamento e que um ônibus para a coleta de sangue será entregue nas próximas semanas ao Município. Fabiane Gil ainda propôs a visita de engenheiros da Secretaria para uma avaliação sobre a situação do prédio.

Outras boas novas para Nova Friburgo também foram anunciadas pela Dra. Fabiane Gil, como a entrega de mais uma ambulância para a cidade e a proposta de inclusão do Hospital Raul Sertã no PAI – Programa de Atendimento ao Interior. O programa fornece recursos para urgências e emergências hospitalares de pequenas cidades, mas o hospital friburguense poderá receber recursos por ser um pólo regional.

Cláudio Damião comemorou as boas notícias. “A entrega de mais uma ambulância, a aquisição da centrífuga para o hemocentro e o funcionamento do ônibus para coleta de sangue são medidas que vão atender a milhares de famílias. São fatos muito relevantes para a saúde pública municipal, embora muito ainda precise ser feito”, afirmou o parlamentar.

Nenhum comentário: