quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Parceria entre estado e município promete ampliar cursos a distância

O secretário municipal de Educação, Marcelo Verly, reuniu-se com a presidente da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), Masako Oya Masuda, para viabilizar a ampliação do número de cursos a distância que são oferecidos pelo polo Cederj em Nova Friburgo, localizado no Instituto Politécnico da Uerj. O objetivo do secretário é formalizar a parceria entre a Fundação e a Prefeitura através da assinatura de Termo de Cooperação Técnica, em fase final de elaboração, para que a ampliação possa ser viabilizada.

A presidente da Fundação, que desenvolve projetos nas áreas de educação superior a distância e divulgação científica, se mostrou bastante receptiva à ideia, mas explicou que o aumento no número de cursos dependerá de se conseguir outro local para que sejam ministrados, pois na Uerj não há mais espaço físico disponível, e infraestrutura de pessoal.

Marcelo se comprometeu a envidar todos os esforços para criar a infraestrutura necessária, até mesmo disponibilizando parte do CIEP onde funciona, hoje, a sede da Secretaria de Educação, quando esta for transferida para o antigo prédio da Oi/Telemar.

O encontro entre o secretário e a presidente, realizado na sede da Fundação, no Rio de Janeiro, no dia 21 de dezembro, contou também com a diretora do polo Cederj em Nova Friburgo, Fátima Kzam, e da coordenadora de polos do Consórcio Cederj, Maria Luísa Marchiori.

O polo de Nova Friburgo oferece, atualmente, os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Licenciatura em Pedagogia. Segundo Fátima Kzam, cerca de 80% dos alunos são professores da Rede Municipal de Ensino. Em 2011, terá início a primeira pós-graduação oferecida pelo Consórcio Cederj, em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET/RJ, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização em Educação Tecnológica na modalidade a distância.

Após a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, os passos seguintes serão: viabilizar local e infraestrutura para então serem definidos os possíveis novos cursos de acordo com a demanda e oferta existente na região.

Em 2003, quando era secretário geral de governo, Marcelo Verly foi um dos responsáveis pela implantação do polo Cederj em Nova Friburgo, assim como o pré-vestibular social. Para Verly, a capacitação dos professores é de fundamental importância para a melhoria da qualidade educacional no município. Por isso, ele empreenderá todo o esforço necessário para ampliar a oferta de cursos voltados à formação continuada dos docentes.

O Consórcio Cederj é uma parceria formada entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e seis universidades públicas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ; Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF; Universidade Federal Fluminense – UFF; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO; Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ; e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ). O Pré-Vestibular Social (PVS) é o projeto dirigido àqueles que já concluíram ou que frequentam o último ano do Ensino Médio e desejam realizar as provas para ingresso nas universidades, mas não têm condições de arcar com os custos dos cursos preparatórios particulares.

Nenhum comentário: