Desde que assumiu o cargo de secretário municipal de Educação, o vereador licenciado, Marcelo Verly, tem dedicado especial atenção às condições físicas das escolas. Relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada pela Câmara de Nova Friburgo para investigar o péssimo estado de conservação dos bens físicos de escolas e creches municipais, Marcelo Verly reorganizou a equipe de infraestrutura da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Aproveitando o diagnóstico elaborado a partir da CPI, Verly orientou o setor a dar atenção especial e redobrada às unidades com maiores problemas e solicitou que o setor de orçamento trabalhe em parceria para que a liberação e aplicação de recursos na recuperação das escolas seja agilizada.
Do dia 17 de novembro até 10 de dezembro, 24 unidades escolares passaram por reparos ou reformas. Revisão na parte elétrica, colocação de lâmpadas, reparo de telhados, pintura, instalação de ventiladores, conserto de banheiros, ampliação de salas, instalação de laboratório de informática, revisão da parte hidráulica foram os principais serviços realizados durante esses dias.
As unidades que tiveram reparos ou reformas realizadas foram as seguintes: Padre Rafael, Jardel Hottz, Ernesto Tessarolo, Pastor Schlupp, Rui Barbosa, Miguel Bittencourt, Francisco Silveira, Iza Saippa Ranucci, Umbelina Breder de Queiroz, Amâncio Mário de Azevedo, Dermeval Barboza Moreira, Adriano Affonso Freitas, Alaene Pacheco Breder, Brasilina da Rosa Teixeira, Irineu Mineiro, Sebastiana Carneiro Mello, Juscelino Kubitschek, Cecília Meireles, CAEM, Leda Tavares Moreira, Letícia Coutinho Soares, Bela Vista, Bernardo Pacheco e Jamille Constantino Klein.
Escola Bela Vista
A escola Bernardo Pacheco, em São Geraldo, foi parcialmente interditada pela Defesa Civil no final de novembro. No início de dezembro, foram iniciadas as obras de contenção de muro, reparo nas salas e teto do refeitório. A obra, a cargo da Secretaria de Obras, terminará no início de janeiro para ser pintada antes do início do ano letivo. Danielle Comb, mãe de Luiz Daniel, esteve na escola para confirmar a matrícula do filho e falou do carinho com que os professores, diretora e funcionários lidam com a comunidade e da necessidade de ampliação no número de vagas, o que poderá acontecer quando a nova escola for construída, ao longo de 2011, conforme definido em reunião com o secretário Marcelo Verly no dia em que a chuva provocou a interdição parcial.
Com ajuda da comunidade do Jardim Califórnia, através de almoço beneficente, e de doações de material de construção por empresários, a Secretaria de Educação está terminando a construção de uma nova sala de aula na escola Umbelina Breder para que o laboratório de informática possa ser montado com os 16 computadores fornecidos pelo Governo Federal através do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo).
A escola Ernesto Tessarolo também recebeu 16 computadores do ProInfo e seu diretor, Maylon Adame da Motta, decidiu readequar espaços na unidade para poder montar o laboratório. Com mão de obra da Secretaria de Educação e doação de vários materiais pela comunidade, diversas mudanças estão sendo feitas. O refeitório foi mudado de local, pois ficava no corredor de entrada da escola. Uma nova cozinha foi finalizada recentemente, abrindo espaço para o laboratório e uma nova secretaria, permitindo o acesso mais fácil, e uma sala de atendimento para os pais e responsáveis. A expectativa é de que as obras, iniciadas em setembro pelas Secretarias de Conselheiro Paulino e de Educação, terminem antes do início do ano letivo em fevereiro, quando a escola passará a ter turno integral.
Na creche Jamille Constantino Klein, no Perissê, uma nova sala foi finalizada e os móveis já estão arrumados para a pintura da unidade nos próximos dias. Já a creche Bela Vista, em Olaria, já foi toda pintada.
Diversas outras reformas serão iniciadas, além de obras de infraestrutura, em várias unidades ao longo do ano, assim como a construção de novas escolas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário