terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Nova Friburgo apresenta resultado de pesquisa sobre ensino em tempo integral

A Unirio desenvolveu uma pesquisa nacional sobre educação em tempo integral, em 2009, e Nova Friburgo foi o único município do Estado do Rio contemplado com a proposta, devido às diferentes propostas pedagógicas públicas que aplicam o tempo integral e/ou jornada ampliada em sua metodologia de ensino. São elas, Pedagogia da Alternância, pedagogia Waldorf e projeto Tempo de ser Feliz.

Em 2010, Nova Friburgo foi convidado para apresentar seus resultados e quadro atualizado de Educação em Tempo Integral para os outros municípios de diferentes estados participantes da pesquisa no “Seminário Educação Integral/Integrada e(m) tempo integral: análises qualitativas”. O encontro aconteceu no auditório da Unirio, no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, no dia 10 de dezembro. Os servidores da Secretaria Municipal de Educação Amanda Temperini, Felipe Martins, Flávia Raposo e Beatriz Canella representaram Nova Friburgo. Na apresentação, foram incluídos a Oficina Escola e Programa Mais Educação.

O seminário contou com a presença dos integrantes no Núcleo de Estudos – Escola Pública de Horário Integral (NEEPHI/UNIRIO) e ainda com representantes dos municípios pesquisados pelo grupo: Russas – CE, Natal – RN, Recife – PE, São Sebastião do Passé – BA, Colatina – ES, Nova Friburgo – RJ, Olímpia – SP, São Paulo – SP. Foram apresentados, também, os desafios e contribuições das experiências para o debate, destacando o que a pesquisa apontou como sendo mais relevante nessas duas categorias. Os desafios foram: Espaços Físicos/Infraestrutura das escolas; Participação das famílias; Recursos Humanos; Ausência de Legislação específica e/ou Normatização dos projetos/programas nos municípios; Integração entre professores e monitores; Formação Continuada dos profissionais envolvidos; Disponibilidade de recursos financeiros; Continuidade da política (ir para além de um programa de governo). As contribuições: Foco na melhoria da aprendizagem dos alunos; Melhoria no Rendimento escolar; Impactos relacionados a mudanças de comportamento e autoestima dos alunos; Criação de um Setor de Educação em Tempo Integral no âmbito das Secretarias Municipais de Educação (Natal-RN e Colatina-RN); Experiências de ampliação de jornada escolar anteriores ao Programa Mais Educação; Horário de estudo e planejamento para os professores; Tempo Integral como opção para alunos; Escola como centro da atividade educativa; Profissionais que atuam no horário integral são todos professores (Olímpia, Colatina e Russas).

De acordo com a organização do evento, o seminário proporcionou reflexões ricas no que tange ao desenvolvimento da ampliação da jornada escolar nos municípios visitados, além da troca de experiências. O objetivo é que o seminário auxilie na construção de novos caminhos para Educação Integral nesses municípios, tendo em vista os questionamentos realizados a partir das experiências.

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