quarta-feira, 4 de janeiro de 2012
Fundação Municipal de Saúde orienta a população
A Fundação Municipal de Saúde está em situação de alerta. Suas equipes estão disponíveis para atendimentos de qualquer eventualidade, tanto nas unidades periféricas, quanto nos hospitais.
A coordenação da vigilância em saúde está em campo, com uma equipe multiprofissional, em visitas às unidades de saúde e aos pontos de apoios para orientar e dar assistência sobre as doenças transmitidas
pela água contaminada.
A Fundação de Saúde faz um alerta para que as pessoas tomem cuidado com contato de águas da enchente para o risco de leptospirose, doença transmitida pela contaminação com urina de rato, até 30 dias após o evento. Existe prevenção com medicamentos, devendo ser procurada uma unidade de saúde.
A leptospirose se manifesta com febre, dores de cabeça e musculares, após o período de incubação de até 30 dias, em média aparece de 7 a 14 dias após o contato. Existem outras doenças de transmissão hídrica, tais como:
- Doenças diarreicas agudas: período curto de incubação de até 5 dias;
- Febre Tifoide: período médio de até 15 dias;
- Hepatite A: período longo de até 30 dias;
Além disso, as pessoas que se ferirem, caso não tenham imunização completa, deverão procurar tratamento profilático.
Portanto, a Fundação de Saúde orienta a todos que procurem a unidade de saúde mais próxima, em caso de suspeita de qualquer sintoma das doenças citadas acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário