A manhã da quarta-feira, 07 de março, véspera do Dia Internacional da Mulher, foi de confraternização. O prefeito de Nova Friburgo, Sérgio Xavier, reuniu em seu gabinete todos os setores que realizaram o Carnaval 2012 – “Sacode a poeira e dá a volta por cima”, para reforçar agradecimentos e intenções futuras em prol dessa festa, como dividir a subvenção em duas partes, sendo que uma seria antecipada; incentivar a maior profissionalização das agremiações e até a construção de um sambódromo.
O gabinete do prefeito ficou pequeno com a presença de todos os representantes das agremiações friburguenses (escolas e blocos), imprensa, concessionárias locais, Cruz Vermelha, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, além de secretarias municipais como a do Turismo, Comunicação Social, Ordem Urbana, e Câmara Municipal.
Sérgio Xavier disse que a determinação, a cobrança de todos esses atores do carnaval foi fundamental para que ele decidisse realizar o Carnaval 2012, uma vez que Nova Friburgo atravessa uma condição difícil, ainda resultante do ocorrido em janeiro de 2011. “Mas que, hoje, quatro meses a frente da gestão municipal, a casa já está arrumada. Precisamos planejar, a partir de agora, todos os eventos característicos da cidade, como o aniversário de fundação, com a festa na Via Expressa, o Festival de Inverno e outros eventos”, disse.
O prefeito parabenizou a todos porque os resultados do carnaval foram muito positivos. “Conseguimos fazer um carnaval em que ficou estampada no rosto das pessoas e em suas declarações a alegria. Não identificamos números negativos, apenas o espírito de alegria até o último dia, o da apuração do desfile das escolas e blocos. E isso foi importante para a elevação da auto-estima do friburguense. Outros setores também foram beneficiados, como a economia e o turismo da cidade, com a ocupação dos hotéis muito positiva. Penso que tivemos que correr muito para realizar o Carnaval, e a chance de alguma coisa dar errado foi grande. Nada nos foi questionado. Tivemos a presença de um representante do Ministério Público, que acompanhou todas as licitações”, afirmou.
Mas o sucesso alcançado foi dividido com todos os presentes. O prefeito Sérgio Xavier ressaltou que a decisão foi democrática, pois ele ouviu a cada um desses representantes antes de tomar a sua decisão. Finalizando, Sérgio Xavier disse que é preciso mostrar que Nova Friburgo está de pé. “Sempre atraímos muitas pessoas. Temos que reverter de que estamos destruídos. Vamos falar da reconstrução da auto-estima, da força de nosso povo”.
O presidente da Escola de Samba Imperatriz de Olaria, Wagner Faria, se manifestou, dizendo que para fechar com chave de ouro o Ccarnaval desse ano, a sua escola já está apta a apresentar a sua prestação de contas para a Prefeitura. A secretária de Turismo Bianca Tempone lembrou a todos os presidentes das escolas e blocos que todos têm até o dia 22 de março para fazer isso. Wagner Faria reforçou tudo o que foi dito. Segundo ele, “nos quatro dias de folia não se ouviu nada negativo, nenhuma ocorrência ruim. O friburguense voltou a sorrir”. O presidente da escola de samba campeã 2012, Robson Poubel, agradeceu o apoio da Prefeitura ressaltando o trabalho incansável da secretária de Turismo Bianca Tempone.
O presidente da Câmara Municipal, Luciano Faria, exaltou o prefeito Sérgio Xavier ao dizer que ele não tem medo do peso e responsabilidade do cargo ao assumir a decisão corajosa e acertada de realizar o carnaval com um prazo muito apertado em relação a sua entrada no cargo. Luciano manifestou que irá verificar a possibilidade legal para antecipar e dividir a subvenção das agremiações, como apontou o prefeito.
O final da confraternização foi marcada pela entrega, simbólica, de um DVD, com as imagens do Carnaval 2012 – "Sacode a poeira e dá a volta por cima", e um certificado como “um reconhecimento do poder público pelo trabalho de todos”, afirmou o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário