A Concessionária Águas de Nova Friburgo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma festa no Teatro Municipal para alunos da Rede Municipal de Ensino, que participaram do projeto “Amigo da Água”. Pipoca, algodão doce e muitos prêmios foram distribuídos na quarta-feira, 27 de março, aos vencedores do concurso sobre “Água: fonte da Vida”. Os alunos do 1º ao 5º ano que fizeram os melhores desenhos e colagens de papel receberam Tablets e as escolas dos vencedores, cada uma, um computador.
O Coral das Águas fez a abertura oficial do evento e o escritor Álvaro Ottoni contou uma história “Para fazer pensar”, como ele disse, sobre o ‘Peixe que não sabia nadar’; além de distribuir livros de sua autoria como o seu 29º trabalho: “Menino Mentiroso”. Os prêmios foram entregues pelo Superintendente da Águas de Nova Friburgo, Christian Portugal, e pelo Secretário Municipal de Educação, Larry Busquet. 
Larry disse ao final do evento que ele pensa ter escolhido o caminho certo em sua vida profissional e que toda iniciativa como essa merece, da Secretaria de Educação e do governo municipal, todo o apoio para a sua realização. Estiveram presentes na cerimônia de premiação o diretor do Sanatório Naval, capitão de fragata Luiz Carlos da Graça, o vice-diretor, o capitão de fragata Paulo Arthur Braga; o subsecretário de Cultura, Giovanni Bizzotto; e os vereadores Gustavo Barroso e Marcelo Verly.
Segue a relação dos alunos e escolas vencedoras: Os alunos premiados foram Kevyn Debossan, do primeiro ano da E.M. Décio Monteiro Soares; Jaó Vítor Correia, do segundo ano da E. M. Amâncio Azevedo; Miguel Cunha Vieira, do terceiro ano da E. M. Lafayette Bravo Filho; Sara dos Santos, do quarto ano da E. Comunitária M. Vale de Luz; e Ana Carolina Rofriguez, do quinto ano da E. M. Jardel Hottz.Saiba mais sobre o projeto Amigo da Água
Esta foi a quarta edição do Amigo da Água, um concurso organizado em comemoração ao Dia Mundial da Água, dia 22 de março. A escolha do tema se baseou nas reflexões da ONU, que instituiu 2013 como o ano de “Cooperação pela Água”. A escassez da água é um alerta da ONU, caso os padrões de consumo não sejam modificados. Segundo a Organização das Nações Unidas, apesar da Terra ser constituída de água, apenas pouco mais de 2% desse recurso está disponível para consumo humano. Parece pouco, mas seria o suficiente para abastecer todo o planeta, não fosse a poluição, desvalorização e urbanização sem conscientização, que tornam a água potável quase inexistente em algumas partes do mundo.
O concurso cultural foi criado em março de 2010 e envolve mais de 10 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, sempre direcionado às turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A Secretaria Municipal de Educação distribui o material de divulgação nas escolas e estimula a realização das atividades em sala de aula. O objetivo da Águas de Nova Friburgo é criar entre os estudantes da Rede Municipal um momento de conscientização e elaboração de medidas para combater a poluição dos rios, lagos, nascentes e represas da região.

Nenhum comentário:
Postar um comentário