segunda-feira, 25 de março de 2013

Oficina sobre linguagem musical estimula crianças da rede municipal

Como parte do Projeto Tempo de Ser Feliz, da Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho, foi realizada na quinta, 21, a oficina “Introdução à Linguagem Musical”. A oficina aconteceu em parceria com o Projeto Musique e Fabrique, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), sob supervisão do professor Espírito Santo.

Durante a oficina, os jovens realizaram um trabalho de “musicalização” infantil. O projeto é desenvolvido, basicamente, usando o método de fabricar instrumentos musicais. No processo de fabricação, as crianças vão criando o espírito da musicalidade para depois aprenderem a tocar os instrumentos que elas mesmas criaram, como afirmou o professor Espírito Santo, ressaltando que a música é a melhor forma de comunicação.

A música é uma linguagem poderosa e muito necessária para o bem estar humano. A criança precisa de um estímulo inicial e ele tem que ser correto. Uma coisa é um conservatório de música, formal, outra é esse trabalho mais orgânico. A alegria minha e a deles é enorme”, explicou o professor.

Na oficina, era visível a felicidade das crianças que, rapidamente, aprenderam a tocar seus instrumentos e, em grupo, tocavam músicas com desenvoltura, fato que agradava aos professores da oficina, como destacou Dalmo Latini, que trabalha no projeto “Tempo de Ser Feliz”.

Trabalhar no projeto é algo fantástico porque convivemos com as crianças e elas são muito criativas. Receber essa oficina está sendo algo muito importante. Elas são muito musicais, pegam uma lata e já vira um instrumento. Elas passaram o dia construindo instrumentos, experimentando os sons. O professor trouxe uma vivência em cima do som da “calimba”, instrumento musical africano. Na verdade, essa oficina nos estimula muito a continuar desenvolvendo um trabalho com elas e eu acho que contagia as próprias crianças a se interessarem mais pelas coisas, de começarem a experimentar mais”, declarou Dalmo.


O Projeto Tempo de Ser Feliz atende crianças em vulnerabilidade ou em risco social encaminhadas pelo Ministério Público, Conselho Tutelar, ou pela própria Secretaria de Assistência Social. Os jovens de 06 a 16 anos são atendidos no contra turno escolar. As crianças são atendidas por, no mínimo, 01 ano e participam de atividades como oficinas de leitura, artes, músicas, informática e atividades esportivas, além de terem um acompanhamento escolar.

Os jovens que participam do Programa Tempo de Ser Feliz são acolhidos no Clube Roqueano, em Olaria. No próximo dia 27 de março, Dia do Circo, as crianças terão atividades circenses para marcar o início do ano pedagógico.

Nenhum comentário: