Consultores do MEC, MinC e Comitê de Educação Integral do Estado participam de reunião na Secretaria de Educação de Nova Friburgo
A Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo e o Comitê Territorial de Educação Integral do Estado do Rio de Janeiro reuniram representantes das secretarias de vários municípios do Estado no auditório do Centro Administrativo César Guinle, na quinta-feira, 23 de maio, para falar sobre novidades do Programa Mais Educação e do recém-lançado Programa Mais Cultura. O objetivo principal do encontro foi o de promover a educação integral nas escolas e buscar a adesão dos planos de ações das secretarias para o exercício 2013 do Mais Educação e do Mais Cultura.
Conforme afirmou a gestora da Educação Integral de Nova Friburgo, Flávia Raposo: “o comitê realiza reuniões mensais. Esse mês foi em Friburgo porque têm municípios de nossos arredores que estão se integrando ao Programa Mais Educação e precisam de esclarecimentos, principalmente sobre o novo desenho que o MEC (Ministério da Educação) está dando à educação integral.”
Uma vantagem direta da educação integral é a redução de evasão escolar. Resultados relacionados às questões disciplinar e de melhora no rendimento dos alunos também estão sendo verificados nas escolas de Nova Friburgo, graças a ações como a inclusão de aulas de xadrez e de judô (que estimulam a concentração), e aulas de orientação de estudo.
O secretário municipal de Educação de Nova Friburgo, Larry Busquet, recebeu os participantes da reunião. Ele falou que esteve em Brasília na última quarta-feira, 22 de maio, e que a principal orientação de assessores do MEC é sobre o PAR (Plano de Ações Articuladas): “representantes do ministério deixaram claro para que se façam essas articulações, pois dinheiro tem”.
De acordo com uma das gestoras do Comitê de Educação Integral do Estado do Rio, Christiane Moraes, o comitê fez a reunião itinerante em Nova Friburgo, trazendo experiências de outras secretarias e os parceiros dos ministérios, para contribuir com as informações dos programas federais. “Atualmente, são 47 secretarias que participam desse comitê. O ministério começou, em 2007, essa proposta. No Rio de Janeiro, começou em 2009. Nova Friburgo aderiu em 2010. O desempenho tem sido significativo, com aumento na qualidade nas escolas do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou.
A consultora técnica do MEC, Carla Borges, que trabalha na área de educação integral, informou que o Programa Mais Educação é indutor da política de educação integral. “O governo oferece recursos que possibilitam o aumento de tempo e espaço educativo para as escolas. Mas esses recursos dependem da inclusão (adesão) dos planos de ações de cada município. Esse processo de adesão para 2013 finaliza dia 31 de maio.”
Carla apresentou as inovações do Programa Mais Educação e as parcerias com o Ministério de Esporte (Programa Esporte na Escola) e Ministério da Cultura (Programa Mais Cultura).
Uma das ações do Programa Mais Educação é a relação escola-comunidade, que trata da abertura das escolas aos finais de semana para as comunidades, onde são oferecidas atividades em quatro áreas temáticas: esporte, lazer, cultura, artes e formação educativa, tanto para o trabalho e renda, quanto para a educação complementar, compondo o Programa Escola Aberta.
Segundo disse Carla Borges, os recursos do Mais Educação variam de escola para escola, dependendo das ações que serão desenvolvidas e apresentadas: “são mais de 40 atividades, com valores diferentes. Têm escolas que recebem 20 mil e outras 200 mil reais. E a adesão é feita todos os anos. Os repasses, em 2013, serão a partir de julho".
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário