Após lançamento pelos Ministérios da Educação e Cultura, em Brasília, na terça, 21, Nova Friburgo foi o primeiro município do estado a receber representantes dos ministérios para lançar o programa Mais Cultura nas Escolas, nesta quinta, 23 de maio.
O lançamento contou com a presença da diretora de Educação e Comunicação para a Cultura da Secretaria de Políticas Culturais, Juana Nunes, do Ministério da Cultura, que fez uma apresentação detalhada para os representantes de dezenas de municípios presentes ao encontro.
Segundo a diretora, a ideia do programa partiu da indagação "de que forma a cultura poderia entrar onde o programa Mais Educação não conseguia entrar". Inicialmente, cinco mil escolas, dentre as que participam do Mais Educação e do Ensino Médio Inovador (programa federal voltado para escolas do ensino médio), serão contempladas no país, mediante apresentação e aprovação de projeto cultural através do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) do Ministério da Educação, já utilizado pelas escolas.
De acordo com Juana, os recursos serão disponibilizados diretamente para as unidades escolares através do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola). Cada escola poderá receber entre R$ 20 e R$ 22 mil reais, para financiar a contratação de serviços culturais necessários às atividades artísticas e pedagógicas, que deverão ser desenvolvidas dentro ou fora da escola durante o ano letivo por, no mínimo, seis meses.
O prazo para o cadastramento de projetos se encerra no dia 30 de junho e sua análise será feita por professores de universidades, que constatarão se eles atendem à proposta pedagógica.
Para Juana, o Mais Cultura nas Escolas crescerá na medida em que o Mais Educação cresça. E ressaltou que os projetos das escolas que tiverem muitos estudantes abrangidos pelo Bolsa Família "serão olhados com muito carinho".
Inúmeras perguntas foram feitas pelos participantes e a representante do MinC respondeu a todas, esclarecendo as dúvidas, inclusive sobre prestação de contas, e destacando a importância do programa que pretende democratizar o acesso à cultura. Juana mostrou, também, o portal culturaeduca.cc que permitirá o mapeamento de escolas e os pontos de cultura nas proximidades, despertando a curiosidade e interesse dos representantes dos municípios.
O lançamento do programa aconteceu durante a reunião do Comitê Territorial de Educação Integral do Estado do Rio de Janeiro, no auditório do Centro Administrativo César Guinle, que tratou também do Programa Mais Educação e do Programa Esporte da Escola (Segundo Tempo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário