domingo, 11 de agosto de 2013

2ª Conferência de Cultura de Cordeiro recebe 64 propostas para a Estadual

A Secretaria de Cultura de Cordeiro promoveu na última terça-feira, 6, a 2ª Conferência Municipal de Cultura, no Centro Cultural Ione Pecly, com o tema geral “Uma Política de Estado para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura”. Além de discutir a elaboração do Plano Municipal de Cultura, que encontra-se em estágio avançado para conclusão, o evento teve como tema a implementação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), com quatro eixos de discussões, nos quais foram elaboradas 64 propostas a serem apresentadas na Conferência Estadual, que acontece em setembro, e elegeu os delegados que representarão o município.

A composição da mesa de abertura contou com a presença do coordenador do Núcleo de Políticas Culturais – Divisão ES/RJ – do Ministério da Cultura, Reginaldo Sobral Magalhães, do subsecretário adjunto de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado de Cultura, Emanuel de Melo Vieira, da gerente de Difusão e Acesso da Superintendência do Audiovisual da Secretaria de Estado de Cultura, Adriana Carneiro de Souza, da coordenadora do Fórum Serranos de Gestores Públicos de Cultura, Nara Zeitune, do presidente da Câmara de Vereadores de Cordeiro, Robson Pinto da Silva e, representando o prefeito Salomão Lemos, o chefe de gabinete, Evandro Pietrafessa.

O município foi muito elogiado pela organização da conferência e pelas ações que vêm sendo executadas pelo secretário de Cultura, Allessandro Concencio. Em suas falas, Emanuel de Melo Vieira e Adriana Carneiro de Souza destacaram a escolha de Cordeiro para receber o primeiro complexo cinematográfico do país, do Projeto Cinema da Cidade, através do Programa Cinema Perto de Você. O subsecretário adjunto de Planejamento e Gestão ainda colocou à disposição do município a capacitação de gestores para melhor gerenciamento do Fundo Municipal de Cultura, recém construído pela Secretaria de Cultura, que ainda conquistou o direito a um repasse de 2% do orçamento municipal.

O evento contou com a participação de 80 pessoas, contando com representantes da sociedade civil e do poder público. Os grupos de trabalho para elaboração de propostas foram divididos em quatro eixos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura, Produção Simbólica e Diversidade Cultural, Cidadania e Direitos Culturais, e Cultura com Desenvolvimento Sustentável. Os participantes puderam, em cada eixo, elaborar 16 propostas, conforme o tema abordado, sendo totalizadas 64 propostas para serem apresentadas na Conferência Estadual, que acontece no dia 21 de setembro, no Rio de Janeiro.

Além das propostas obtidas durante a conferência, o município possui diretrizes, que fazem parte do Plano Municipal de Cultural, elaboradas através das reuniões das Câmaras Setoriais, que antecederam a etapa preparatória municipal. Conforme o regimento interno, pelo percentual de pessoas envolvidas na conferencia, Cordeiro elegeu quatro delegados e quatro suplentes, para representar o município na Estadual, sendo três representantes da sociedade civil e um do poder público, assim como seus respectivos suplentes. Foram eleitos titulares: José Ricardo Pinto, Danielle Bandeira Feijó e Renan Peixoto, e pelo pode público, Humberto Alencar de Miranda Campos.

Nenhum comentário: