domingo, 11 de agosto de 2013

Conferência debate rumos da agricultura sustentável na Serra

Em Nova Friburgo, participantes discutiram propostas em sete diferentes eixos temáticos

Agricultores, pesquisadores, extensionistas rurais, professores e autoridades ligadas ao setor agropecuário participaram na última terça-feira (06/08), da I Conferência Intermunicipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário da Região Serrana. Cerca de 60 pessoas, oriundas dos municípios de Petrópolis, Bom Jardim, Cordeiro, Nova Friburgo, Sumidouro e Trajano de Moraes, se reuniram no Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I, em Nova Friburgo.

O evento foi organizado conjuntamente pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (Cedrus), Emater-Rio, Prefeitura de Nova Friburgo, Instituto Bélgica-Nova Friburgo (Ibelga) e Unacoop (União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Estado do Rio de Janeiro) e teve como objetivo debater questões estratégicas regionais relacionadas com os eixos da Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, prevista para outubro.

Durante todo o dia, delegados e observadores discutiram diversos temas ligados ao cotidiano do setor primário da economia, como reforma agrária, gestão e participação social, autonomia das mulheres, emancipação da juventude rural, etnodesenvolvimento, agricultura familiar, agroecologia, entre outros. De acordo com o secretário executivo do Cedrus, Sebastião Rezende, a conferência da serra contribui para a construção coletiva e atualização dos planos municipais, estadual e nacional, com metas de curto, médio e longos prazos. Ao todo, foram aprovadas 40 proposições que serão encaminhadas pelos quase 20 delegados eleitos para a etapa estadual, que acontecerá entre os dias 3 e 5 de setembro.

Participaram do evento representantes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), do Ceasa-RJ, da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), da Embrapa Agrobiologia, do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj), do Sesc-Rio, da Câmara Municipal de Nova Friburgo, da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf),  do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), das prefeituras de Nova Friburgo, Cordeiro, Sumidouro e de Trajano de Moraes, além das secretarias estaduais de Agricultura e Pecuária e de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca.

Nenhum comentário: