sábado, 17 de agosto de 2013

Operação conjunta intensifica a fiscalização de veículos em Nova Friburgo

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito (Autran) e as polícias Rodoviária e Militar, deu início na última terça-feira, 13, a uma operação para fiscalizar a inadimplência de IPVA, o imposto sobre a propriedade de veículos automotores, e coibir a circulação de carros e motos com documentação irregular.

A fiscalização é feita por equipes mistas, preparadas para este tipo de trabalho, formadas por funcionários do Detran, agentes da Autran e policiais. A operação conta ainda com um carro do Detran equipado com um sistema via satélite, capaz de capturar a placa do veículo e, imediatamente, enviar a informação para o computador. As condições do veículo são confirmadas em tempo real, o que permite maior agilidade na operação.

Os pontos escolhidos e os horários preestabelecidos para a operação no perímetro urbano e nas estradas foram definidos pela Polícia Militar e pelo Batalhão de Polícia Rodoviária. Em dois dias, 131 veículos foram apreendidos e rebocados para o pátio da Autran, em Olaria, e para o depósito da Rodando Legal, em Mury.

Para que o veículo apreendido seja liberado do depósito, é necessário que o proprietário pague todos os encargos pendentes junto ao Estado e apresente a guia de recolhimento no Detran, na 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Duas Pedras, para pegar um nada consta. Somente após a apresentação deste documento, o proprietário poderá pagar as taxas de reboque e diária para retirada do veículo.

Segundo o superintende da Autran, Cel. Hudson de Aguiar, o município precisa intensificar as operações periódicas voltadas, principalmente, para a questão do IPVA. “A nossa cidade tem quase um carro para cada duas pessoas. Esse já é um dado preocupante e quando obtivemos do Detran o índice de inadimplência do IPVA no município, que chega a 43%, nos assustamos. Por isso, nós vamos continuar fazendo esse tipo de operação até que todos que estão com algum tipo de pendência regularizem a situação do veículo e cumpram com a legislação” – destacou Cel. Hudson.

De acordo com o balanço da Autran, a operação foi satisfatória e novas intervenções deverão acontecer em outros locais da cidade nas próximas semanas.

Nenhum comentário: