Para acompanhar o desenvolvimento das crianças, o curso de formação continuada dos professores alfabetizadores prevê, na Unidade 1, o planejamento de estratégias de avaliação permanente do desenvolvimento dos estudantes a ser definido pelos próprios professores. Com base no que for observado, os professores poderão, com a ajuda dos Orientadores de Estudo, planejar tarefas para favorecer a aprendizagem. No início e no final do 2º ano, será aplicada a Provinha Brasil, para verificar os domínios de escrita e leitura. A provinha será aplicada pelos professores.
A Provinha Brasil será aplicada também no 3º ano para checar o processo de aprendizagem do aluno. "A avaliação vem para dar um direcionamento ao professor. Com base na Provinha Brasil e na avaliação final, ele vai poder, também, elaborar as próprias questões e estimular o raciocínio das crianças", afirma a coordenadora de Projetos do Centro de Formação Continuada de Professores em Alfabetização e Linguagem (Cform) da UnB, Paola Aragão.
São atendidos cerca de 300 professores alfabetizadores. Os encontros acontecem na Escola Municipal Santa Paula Frassinet sob a coordenação do Professor Luís Felipe Martins Jardim, coordenador de Gestão, Capacitação e Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário