quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Pacto Nacional pela Alfabetização prossegue em Nova Friburgo

A partir desta primeira semana de agosto, os Professores Alfabetizadores da rede pública de ensino voltam à formação com os Orientadores de Estudo para dar continuidade ao trabalho iniciado no primeiro semestre deste ano letivo. Trata-se da qualificação do professor que trabalha com um dos três primeiros anos de escolaridade. A ação é parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Os professores alfabetizadores são capacitados por 13 orientadores de estudos formados pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – instituição designada pelo MEC. Além dos encontros de formação, tanto Orientadores de Estudo quanto Professores Alfabetizadores podem contar com o apoio de material impresso desenvolvido pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com a colaboração de 11 instituições de Ensino Superior. Este material foi elaborado especialmente para o Pnaic.

Para acompanhar o desenvolvimento das crianças, o curso de formação continuada dos professores alfabetizadores prevê, na Unidade 1, o planejamento de estratégias de avaliação permanente do desenvolvimento dos estudantes a ser definido pelos próprios professores. Com base no que for observado, os professores poderão, com a ajuda dos Orientadores de Estudo, planejar tarefas para favorecer a aprendizagem. No início e no final do 2º ano, será aplicada a Provinha Brasil, para verificar os domínios de escrita e leitura. A provinha será aplicada pelos professores.

A Provinha Brasil será aplicada também no 3º ano para checar o processo de aprendizagem do aluno. "A avaliação vem para dar um direcionamento ao professor. Com base na Provinha Brasil e na avaliação final, ele vai poder, também, elaborar as próprias questões e estimular o raciocínio das crianças", afirma a coordenadora de Projetos do Centro de Formação Continuada de Professores em Alfabetização e Linguagem (Cform) da UnB, Paola Aragão.

São atendidos cerca de 300 professores alfabetizadores. Os encontros acontecem na Escola Municipal Santa Paula Frassinet sob a coordenação do Professor Luís Felipe Martins Jardim, coordenador de Gestão, Capacitação e Formação Continuada da Secretaria Municipal de Educação.

Nenhum comentário: