Reunião contou com especialistas em educação no trânsito do Detran-RJÓrgãos de segurança, trânsito e educação se reuniram na manhã desta terça-feira, 06, na sede da Autarquia Municipal de Trânsito para debater sobre a educação no Trânsito. Com objetivo de continuar aperfeiçoando o Programa Pró-Vida, proposto pelo Conselho Comunitário de Segurança, Conseg, representantes do município receberam a visita do coordenador do departamento de educação no trânsito e da chefe do centro pedagógico do Detran-RJ.
O Programa Pró-Vida foi proposto pelo Conseg no início do ano e consiste em três pontos básicos; a informação, a prevenção e a fiscalização. Debatida a questão da informação, as conversas começam a avançar com relação a prevenção, que passa principalmente pela educação, por isso a integração e solicitação do apoio do Detran-RJ, que já realiza trabalhos na vertente educacional em escolas e empresas do Rio de Janeiro.
A busca pelo apoio do Detran-RJ visa dois pontos específicos; primeiro a capacitação de profissionais de educação para a educação voltada para o trânsito e, segundo; conhecer os projetos com relação ao assunto, tanto na vertente da capacitação de professores, quanto a material didático para facilitar a aprendizagem dos alunos.
De acordo com o Coordenador do Departamento de Educação no Trânsito, do Detran-RJ, João Marcelo, além de disponibilizar capacitação para professores da educação infantil disponibilizando material didático, o departamento de educação também oferece palestra para alunos do ensino médio e para transportadoras ou empresas que possuem motoristas.
Durante a reunião ficou acordado que até final do próximo mês uma equipe venha a Nova Friburgo realizar palestra para alunos da rede pública municipal e até o final do ano para empresas, tais como as concessionárias municipais, agentes de trânsito e guardas municipais. Com relação à capacitação dos professores, ficou prevista para o início do próximo ano, já que o ano letivo está na metade.
Para o Superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito, Cel. Hudson de Aguiar Miranda, a visita do departamento de segurança do Detran-RJ foi positiva, já que a educação é fundamental para uma boa convivência entre as pessoas, principalmente no trânsito.
“A presença do Detran e da sua equipe de educação no município foi altamente positiva, na minha avaliação. Seguindo o princípio que é para resolver certas questões, eles vieram e trouxeram algo palpável e positivo em que vamos estabelecer através da Secretaria Municipal de Educação, um convênio para que eles possam multiplicar esse conhecimento, na formação e na capacitação dos nossos professores, atendendo os alunos da 7ª e 8ª série, pois são eles que estão na rua utilizando-se das faixas de pedestres e amanhã serão motoristas e, com certeza, melhores motoristas do que os atuais, pois a educação e a conscientização para utilização dos espaços públicos é fundamental”, avaliou o Superintendente da Autran, Cel. Hudson de Aguiar.
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário