terça-feira, 27 de agosto de 2013

Secretaria de Assistência Social e Sebrae formam artesãos do Programa Economia Solidária

A Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho realizou na quinta-feira, 22, a formatura de 18 artesãos do grupo da Economia Solidária de Nova Friburgo no programa Soluções para Empreendedor Individual, do Sebrae. O evento foi realizado no auditório do Centro Administrativo César Guinle e contou com a participação de representantes do Executivo Municipal e do Sebrae.

Estiveram presentes na formatura a vice-prefeita, Grace Arruda, a secretária de Assistência, Desenvolvimento Social e Trabalho, Simone de Almeida Pinto, os subsecretários da pasta, Margarida Leão e Antônio Fagundes, o subsecretário de Trabalho e Renda, Diogo Bastos e a gerente regional do Sebrae, Fernanda Gripp. A aluna Elielza Reis Perrut também foi convidada para compor a mesa, representando os demais alunos.

Inicialmente, foi feita uma apresentação da Economia Solidária e do conceito de trabalho do programa. Na sequência, Diogo Bastos falou das ações realizadas pela Subsecretaria de Trabalho e Renda voltadas para o fomento da Economia Solidária no município, entre elas a criação de um plano municipal ligado ao tema.

A secretária Simone de Almeida Pinto mostrou-se satisfeita com a profissionalização dos artesãos do município e destacou que “com a melhora do produto, o município tem mais a oferecer para o mercado, para o turista e também para o friburguense”. Neste sentido, a vice-prefeita Grace Arruda parabenizou os formando e disse que este momento é o início de um trabalho que ainda vai proporcionar muito orgulho para Nova Friburgo.

O curso, totalmente voltado para o empreendedor individual, foi ministrado pelo Sebrae durante os meses de julho e agosto. Nos módulos, o artesão teve a oportunidade de aprender sobre planejamento, empreendedorismo, controle de gastos, compra de matérias-primas e vendas.

Com a formatura do grupo, a previsão é de que, nos próximos meses, o Sebrae continue auxiliando os artesãos, proferindo uma palestra sobre formalização do negócio. Outra ação prevista é a reorganização da feira mensal de Economia Solidária, com estudo e propostas de mudança na estrutura, apresentação, layout e exposição dos produtos.

Nenhum comentário: