terça-feira, 3 de setembro de 2013

Cordeiro dá início ao programa Agente Mirim de Defesa Civil

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Cordeiro iniciou na sexta, 30, o programa Agente Mirim de Defesa Civil, direcionado a alunos da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é levar a estudantes entre 10 e 11 anos, conhecimentos básicos sobre diversas áreas, como segurança pública, saúde, meio ambiente, trânsito e defesa civil. A primeira escola contemplada foi a José Pinho de Carvalho, do bairro Iperj.

Rodrigo Tavares, secretário de Defesa Civil, afirma que uma das intenções é transformar as crianças em agentes multiplicadores de informações sobre ações preventivas, oferecendo um curso extracurricular composto por 11 aulas, preparado para a faixa etária atendida. As aulas serão ministradas, duas vezes por semana, no Destacamento de Bombeiro Militar 1/6 de Cordeiro, das 8 às 11 horas.

Uma apostila foi desenvolvida como material de apoio, abordando grande parte do conteúdo transmitido nas aulas. As crianças têm, inclusive, a oportunidade de se entreterem com exercícios. Também foi adotado um uniforme composto por boné, camiseta e bermuda, doado aos participantes pela prefeitura.

Além da Defesa Civil, outras secretarias e autarquias colaboram com o programa: a Guarda Municipal, as secretarias de Educação, Infância e Adolescência, Meio Ambiente e Saúde, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar. A pedido do secretário Rodrigo Tavares, o comandante do Destacamento 1/6, tenente Santana, disponibilizou dois militares para participarem da equipe que vai conduzir o programa, os sargentos Daflon e Borges.

Ao final do curso, os alunos receberão a carteirinha de identificação e o certificado de conclusão, na festa de formatura, tornando-se Agentes Mirins de Defesa Civil. A partir daí, estarão aptos a colaborar com o município em campanhas preventivas, visando o bem-estar da população.

Nenhum comentário: