O site da revista “Veja” publicou na segunda feira (21)
reportagem baseada em informações fornecidas pelo líder da Minoria na Câmara,
Nilson Leitão (PSDB/MT), que revelam uma disparada recente dos gastos com propaganda
do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”.
Apenas neste ano, na comparação com 2012, o aumento nos
gastos com propaganda são superiores a 900%. Os dados foram disponibilizados
pela Caixa Econômica Federal a pedido do tucano.
Os documentos recebidos pelo gabinete mostram que, em 2011,
o banco gastou R$ 261 mil para divulgar o programa. Em 2012, o montante subiu
para R$ 1,7 milhão. E neste ano, apenas entre janeiro e julho, o banco já havia
destinado R$ 15,7 milhões para essa finalidade.
Mesmo que o banco público não gaste mais um real até o fim
do ano para propagandear o Minha Casa, Minha Vida, o valor significará um
aumento de 923% na comparação com todos os gastos de 2012. Em relação a 2011, o aumento é superior a 6.000%.
“Na verdade é muito mais uma propaganda promocional do
governo federal de forma eleitoreira do que de fato um resultado. A diferença
do que se gastou em 2011 e 2012 para 2013 é um valor absurdo sem nenhuma
justificava porque não aumentou a oferta de casas no Minha Casa Minha Vida”,
explicou o tucano.
Como aponta o site da revista, a Caixa sequer apresenta uma
explicação clara sobre a elevação tão significativa dos gastos. O fato é que o
banco não economizou: contratou celebridades como Camila Pitanga e Regina Casé
para divulgar o programa.
Ainda de acordo com Veja, os gastos gerais do governo com
publicidade também subiram. Dados da ONG Contas Abertas mostram que os valores
empenhados chegaram a R$ 177,7 milhões neste ano, sendo que em todo o ano
passado o montante atingiu R$ 173 milhões. O cálculo leva em conta dados do
Orçamento e exclui as estatais, como a própria Caixa.
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