quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Cobrador / Motorista: Projeto proíbe dupla função em Nova Friburgo

Pensando na segurança de nossos motoristas e passageiros, o vereador Ricardo Figueira elaborou o projeto de lei 013/13, que proíbe a dupla função de motorista e cobrador.

É fato que dirigir um veículo com centenas de passageiros requer total atenção para que acidentes não aconteçam. Se dirigir um ônibus no trânsito de Nova Friburgo já é um grande desafio, imagine ter que dirigir, receber dinheiro, contar o dinheiro, pegar o troco, entregar para o passageiro e ainda liberar a passagem no coletivo.

Esse acúmulo de funções, além de perigoso e estressante para os motoristas,  tem como resultado a triste realidade de centenas de acidentes diariamente em todo o país. Consequentemente, o trânsito torna-se mais lento e estressante, tanto para motoristas quanto para os passageiros. Outro fator importante que devemos atentar é para a proibição de dirigir e falar ao telefone. Desta forma, se não podemos usar telefone celular enquanto dirigimos, não faz sentido que os motoristas de ônibus possam trocar dinheiro, perdendo a atenção no seu trabalho.

A função de cobrador não guarda qualquer relação com a de motorista. Elas são até mesmo incompatíveis, já que a obrigação de conferir e guardar o valor das passagens dificulta a direção do veículo. Exigir que o motorista também cobre as passagens resulta na falta de um cobrador especifico para isso, beneficiando-se as empresas de uma prestação de serviços mais ampla.

Precisamos, ainda, respeitar e preservar o importante trabalho dos cobradores, evitando mais desemprego em nossa cidade. 

O Projeto segue tramitando na casa legislativa. 

Nenhum comentário: