quinta-feira, 24 de abril de 2014

Para Romário, grandes eventos intensificaram conflitos e abusos

Em discurso na Câmara, na terça-feira (22), o deputado federal Romário (PSB-RJ) afirmou que a aproximação dos grandes eventos esportivos têm intensificado abusos dos governos contra a população. O parlamentar citou como exemplo as remoções involuntárias e ações da polícia em comunidades carentes.

Em sua avaliação, a Copa não vai custar caro apenas em termos financeiros, mas já está custando muito sofrimento a centenas de brasileiros, nas cidades-sede dos jogos.

Que brasileiros são esses? Os mesmos de sempre, que sempre foram massacrados: os mais pobres, os mais escuros, os que têm acesso mais precário ao mercado de trabalho, os que são mais discriminados pelos homens de toga e que são mais destratados, mais humilhados pela polícia. São esses que estão sofrendo com remoções a toque-de-caixa e sendo tratados como bandidos até que provem o contrário”, pontuou.

Para Romário, o Rio de Janeiro, em especial, vive um momento muito delicado. “Com certeza, um dos problemas que mais afetam a população do meu estado, que mais revoltam e chocam a todos nós, é o problema da Segurança Pública”. Ele ressaltou recentes casos que chocaram o estado e o país, como a morte brutal de Cláudia Silva Ferreira, mãe de 4 filhos, assassinada por policiais em ação no Morro da Congonha.

A gente achava que a situação melhoraria com as UPPs, mas não foi isso que aconteceu. O Rio de Janeiro vive um momento muito delicado, e a impressão é que os conflitos têm se intensificado, os abusos têm se tornado mais frequentes, por conta da proximidade dos grandes eventos”, declarou.

Em sua fala, Romário ainda listou problemas como a falta de leitos nos hospitais do Rio de Janeiro. De acordo com o parlamentar, o Hospital dos Servidores do Estado, que já foi uma referência, tem hoje 40% dos seus leitos desativados, devido à falta de médicos e enfermeiros.

Via deputado

Nenhum comentário: