sexta-feira, 23 de maio de 2014

Nova Friburgo disciplina a circulação de veículos de tração animal

A Prefeitura de Nova Friburgo, através do prefeito Rogério Cabral, sancionou nesta semana a Lei nº 4.312, que disciplina a circulação de veículos de tração animal em vias públicas do município.

Com isso, vários critérios serão avaliados com relação à condução dos veículos, como a proibição da circulação dos mesmos sem o devido emplacamento e a função de carroceiros a menor de 18 anos, além da obrigatoriedade, em caso de passeios turísticos, de uma rota previamente cadastrada na prefeitura, a utilização de uniforme e crachá pelos condutores.

Também fica estipulada a carga horária máxima de oito horas diárias ou 48 horas semanais para a circulação. O tráfego dos veículos deverá obedecer sinalização imposta pelo Código de Trânsito Brasileiro, ficando vedada a utilização de vias de alta velocidade. À Subsecretaria de Posturas caberá a responsabilidade de criar um cadastro e emitir licenças para a concessão de habilitação.

E ainda, os animais devem estar em perfeitas condições de segurança, atestado de saúde e exames de anemia infecciosa equina atualizada pelo prazo da lei específica. Tudo isto será aferido em vistorias mensais pelos veterinários da Subsecretaria do Bem Estar Animal (SUBEA). A Lei será regulamentada no prazo de 60 dias e, para o subsecretário Luiz Fernando Oliveira, esta foi uma grande conquista para o município. “Precisamos valorizar o turismo e disciplinar este setor é de grande importância para todos. Considero esta uma grande vitória para a cidade, que nunca havia realizado um trabalho tão completo neste sentido”, concluiu Luiz Fernando.

Um comentário:

Anônimo disse...

Na minha opinião não deveria mais ter charrete em Friburgo, caso contrário deveriam colocar os charreteiros pra pedalar em uma espécie de charrete bike,para ver se ele aguenta o trampo. Quem disse que cavalo foi feito pra trabalhar? carregar peso? acho isso absurdo, deveriam direcionar os pais de família que escravisam os animais para outra função, com certeza ele não sabem só conduzir aninam com charrete. Como um turista se sente confort
ável pagando pra andar de cavalo???? como?