quinta-feira, 24 de julho de 2014

Administração comemora sucesso da parte técnica da Expo-Cordeiro

Indispensáveis para o agronegócio, as exposições evoluíram em tecnologia, informação e ciência em todas as áreas. Uma feira rural promove integração entre criadores, congrega diversos interesses, oportuniza troca de experiências, abertura de novas parcerias e efetivação de importantes negócios para pecuaristas, agricultores, veterinários e concessionárias de máquinas e implementos agrícolas.

Segundo o prefeito Leandro Monteiro, analisando a 72ª Exposição Agropecuária de Cordeiro por esse prisma, pode-se afirmar que o evento rural foi um sucesso e que os participantes deixaram o Parque Raul Veiga com uma ótima impressão do município.

Responsável pela parte técnica do evento, o secretário de Agricultura local, engenheiro agrônomo Lauro Conde, confirmou que 148 grandes criadores prestigiaram o evento e tiveram seus animais expostos e julgados por juízes especializados em cada segmento. Além destes, outros cerca de 20 produtores de pequenos animais e 75 criadores da Raça Quarto de Milha envolvidos com a prova de Tambor e Baliza marcaram presença. “Fortalecemos o setor oportunizando conhecimento de inovações tecnológicas, com mostra de máquinas e equipamentos modernos, e pudemos constatar os padrões genéticos das diversas raças de bovinos e equinos expostas no recinto”, comentou Lauro Conde.

Confirmando sua fama e fazendo jus ao título “Cidade Exposição”, Cordeiro recebeu, durante os nove dias de sua feira rural, produtores dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Estiveram em exposição equinos das raças Mangalarga Marchador, Campolina e Quarto de Milha, e bovinos das raças Gir Leiteiro, Nelore, Holandês e Tabapuã.

Apesar de reconhecer a necessidade de algumas adaptações para modernizá-lo, Lauro Conde confirma que criadores, julgadores e demais especialistas do setor se referiram ao Parque de Exposições Raul Veiga como um dos melhores do país. Segundo ele, em média, 20 mil pessoas por dia visitaram os pavilhões e acompanharam os julgamentos de bois e cavalos na pista principal, além de participarem da parte festiva do evento.

Os destaques da edição 2014 foram a recuperação de uma área degradada do parque, na qual está localizado o silo tipo encosta para armazenamento de forragem, resgatando parte da história do evento; o Concurso Leiteiro da Raça Gir, com excelente média produtiva; e o Leilão Famílias Nobres do Gir, transmitido em tempo real pelo Canal Business, especializado em eventos rurais, e que comercializou 60 lotes, entre reprodutores, matrizes, novilhas e bezerras TE e FIV dos melhores criadores de Gir do Brasil. “Vamos trabalhar dobrado e com antecedência para uma feira ainda melhor no ano que vem”, afirmou o secretário.

Nenhum comentário: