segunda-feira, 28 de julho de 2014

TNF entrevista Luiz Salarini

Luiz Salarini é professor de Língua Portuguesa do ensino público municipal, estadual e Coordenador Geral do SEPE Nova Friburgo. Atua desde o ensino médio nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil organizada de Nova Friburgo e em outubro concorrerá a deputado estadual pelo PSTU.

Conheça um pouco mais sobre o candidato e suas propostas!

Por que o PSTU?

Para dar um ar de legitimidade às suas leis, os governos precisam aprová-las em uma instituição coletiva, eleita por voto universal. É o caso das Câmaras de Vereadores, Assembleias Legislativas, Câmara de Deputados e Senado Federal. Mas essas instituições se encontram sob o completo controle do próprio governo. Em primeiro lugar, devido ao sistema eletivo, que garante ao poder econômico todas as condições para conquistar a ampla maioria dos mandatos. Em segundo lugar, pela corrupção, que, em última instância, nada mais é do que a compra dos votos dos parlamentares para que aprovem seus projetos de miséria e destruição. Por isso, as Câmaras e Assembleias Legislativas não são, e nem podem ser, uma verdadeira arena de disputa pela transformação da sociedade. Com ou sem corrupção, o parlamento moderno só serve aos ricos.

O que o levou a ingressar na vida pública, quais os cargos ocupados e suas principais realizações?

Os socialistas atuam no parlamento com objetivos bastante claros. O PSTU usará seus mandatos parlamentares, toda sua projeção, estrutura e dinheiro, como um ponto de apoio para a luta, a organização e a conscientização dos trabalhadores. Mas nunca esqueceremos que se trata de um ponto de apoio secundário, que a verdadeira luta passa por fora das Câmaras e Assembleias Legislativas. Os nossos parlamentares não terão privilégios e lutarão contra as mordomias dos políticos.

Por que quer ser deputado?

Compreendo, com a História e nas lutas, que a luta sindical tem limites. Nossas conquistas são em pouco tempo superadas. A política sindical é necessária, mas se abandonamos a política geral, tudo que conquistamos vai pelo ralo. Exemplos disso foram as greves enfrentadas por nós nas redes municipais, estadual e a greve do metrô em São Paulo. Estas greves não conseguiram superar a força do estado nas mãos dos nossos inimigos de classe.

Apresento minha candidatura como uma opção vinculada às lutas de junho de 2013 e todas as lutas que enfrentamos em nossa cidade nos últimos anos. Uma candidatura de quem nunca mudará de lado e que colocará seu mandato a serviço das lutas dos trabalhadores. Uma candidatura para denunciar e mobilizar pela escola pública, pela emancipação de quem constrói a riqueza deste país.


Motivos para votar em Luiz Salarini, a deputado estadual, em outubro:

Enxergamos que o socialismo é uma necessidade de toda classe mundial, pois as experiências que a classe trabalhadora já fez com o capitalismo não permitiu aos trabalhadores as mínimas condições de vida. Saúde,educação,segurança,transporte,lazer,moradia e muito mais,pois a vida não pode ser vivida de migalhas,queremos mais.

Nesse sentido, se faz necessário a construção de um partido que atenda de fato às necessidades daqueles que constroem do alfinete ao avião, os trabalhadores e seus filhos. Resgatar os sonhos da classe trabalhadora de uma vida melhor não pode ser ignorado, como fez o PT nesta última década. O PT traiu a classe trabalhadora e se aliou aos banqueiros, empresários e todos os tipos de algozes, fazendo com que a classe trabalhadora, e seus filhos, perdessem o sonho de viver em um mundo justo.

Nós do PSTU não fazemos campanha prometendo nada, o que nós fazemos é chamar você para lutar contra qualquer tipo de opressão e exploração!


Página do candidato no Facebook -> Clique aqui

Nenhum comentário: