domingo, 21 de setembro de 2014

Empresários de Macuco, Cordeiro e Cantagalo unem forças com a FIRJAN para melhorar situação econômica

Reunião que envolveu empresários e entidades da região discutiu cenário econômico atual

Os números econômicos não estão favoráveis, mas isso não desanimou os participantes da reunião aberta da Comissão Intermunicipal da Representação Regional da FIRJAN em Cordeiro, Cantagalo e Macuco, que aconteceu no último dia 18/09, na Câmara Municipal de Macuco, e contou com a presença de empresários e representantes de entidades da região, incluindo o prefeito de Cordeiro, Leandro Menezes.

Durante o encontro, o especialista do Sistema FIRJAN em Desenvolvimento Econômico, Jonathas Goulart da Costa, apresentou um retrato da situação econômica do estado, com destaque para os três municípios já citados. A região possui baixa representatividade econômica e segue a tendência de queda do crescimento que acontece em todo o país.

Para o especialista, com esse panorama de baixa atividade econômica, os empresários tendem a evitar investimentos e novas perspectivas. “É importante entendermos que, mesmo nesse cenário, o empresário só vai conseguir reativar seu potencial através de atividades inovadoras, talvez diversificando possíveis investimentos e estudando bastante os novos mercados que ele pode investir”, comenta.

Apesar da perspectiva não ser favorável, os representantes das empresas estão em busca de novas soluções. Paulo Cesar da Conceição participa da Comissão Empresarial na região e afirma que a única forma de sair dessa situação é a união dos empresários. “O que nós queremos é gerar mais emprego e produção. Para isso, nós precisamos nos juntar, ter ideias e contar com o apoio da FIRJAN para nos representar junto aos órgãos devidos”, comentou. 

O executivo do Sindicato das Indústrias de Alimentação de Nova Friburgo, Alessandro de Souza, também acredita no apoio da FIRJAN e dos sindicatos patronais na melhoria da situação das empresas e apresentou uma visão mais favorável do mercado. “No setor de panificação, vemos nos últimos tempos um crescimento significativo. Além de formar mão de obra, estamos, em parceria com a FIRJAN, possibilitando o primeiro emprego, proporcionando estágios. O empresário tem que saber utilizar os recursos da Firjan e dos sindicatos para obter melhorias”, afirmou.

Nenhum comentário: