sábado, 27 de setembro de 2014

Prefeitura e Estado firmam parceria para atender dependentes químicos e população de rua de Nova Friburgo

O prefeito Rogério Cabral se reuniu na quarta-feira, 24, com a secretária estadual de Prevenção a Dependência Química, Sheilla Mello. O encontro na Prefeitura também teve a participação do secretário municipal de Políticas sobre Drogas, Antonio Fagundes, o coordenador estadual do Observatório de Gestão sobre Drogas, Rodrigo Guerra, entre outros.


Na mesa foram tratados dois assuntos principais: a implantação de uma unidade de acolhimento em Nova Friburgo para atendimento a dependentes químicos e também a realização de uma imediata ação conjunta entre a Prefeitura e o Estado para resolver a questão da população de rua formada em sua maioria por pessoas que têm problema com dependência química.

Já ficou acertado entre as partes que a Prefeitura irá ceder um imóvel para a implantação da unidade de acolhimento no município. O local ainda está sendo definido, mas a ideia é implantá-lo até o final deste ano. A Secretaria estadual de Prevenção a Dependência Química irá arcar com toda a estrutura da unidade (móveis, pessoal etc). A unidade terá capacidade de atender de imediato 30 pessoas.

Ainda este mês, será deflagrada em Nova Friburgo a primeira operação conjunta para atender a população de rua do município. As secretarias estadual e municipal de prevenção a dependência química terão apoio de grupos de saúde e assistência social. As pessoas com dependência química serão encaminhadas para uma unidade de Cachoeiras de Macacu, onde o governo estadual já tem uma unidade de acolhimento conveniada. A operação começará pela população de rua que ocupa o coreto da Praça Getúlio Vargas.

Nenhum comentário: