sexta-feira, 31 de outubro de 2014

FIRJAN: Centro-Norte Fluminense registra melhora no nível de atividade industrial

Volume de produção superou a média histórica no terceiro trimestre

 As indústrias do Centro-Norte Fluminense registraram melhora no nível de atividade industrial no terceiro trimestre do ano. De acordo com a Sondagem Econômica Regional, divulgada nesta quarta-feira, dia 29, pelo Sistema FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), o indicador “Volume de Produção” fechou em 51,1 pontos, superando a média histórica (47,6).

A pesquisa da FIRJAN atribui valores de zero a cem para cada indicador analisado. Os valores abaixo de 50 pontos indicam piora ou redução; e acima de 50 representam melhora ou aumento. A sondagem aponta ainda que o “Volume de Empregos” registrou 45,6 pontos no terceiro trimestre, recuo menos acentuado na comparação com a sondagem anterior, e que os “Estoques” ficaram acima do planejado (50,1).

Os indicadores financeiros na região – Situação Financeira, Margem de Lucro e Acesso ao Crédito - também mostraram recuo menos acentuado do que o registrado no 2º trimestre.

Empresários estão otimistas para o próximo semestre

A expectativa de “Demanda por Produtos” aumentou em relação ao trimestre anterior, e tanto o indicador de “Número de empregados” como o de “Compras de Matérias-primas” indicaram expansão no futuro próximo.


Participaram da Sondagem Econômica empresas dos 13 municípios atendidos pela Representação Regional FIRJAN/CIRJ em Nova Friburgo: Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Morais.

Sondagem Econômica Regional do Sistema FIRJAN

Nenhum comentário: